Aeróbico é melhor antes ou depois do treino? Entenda a polêmica

É o modelo de trabalho que entra em pauta para quem é iniciante em exercício físico

23 mar 2023 - 08h00
(atualizado às 09h28)

Deu sequência ao seu exercício físico selecionado no "Projeto Verão 2023"? Muito bem! O esporte é a ferramenta fundamental para melhora da sua saúde e são tantas novidades, que despertam dúvidas, não é mesmo? Por exemplo: o exercício aeróbico é melhor antes ou depois do treino?

Primeiramente, o que é o exercício aeróbico?

"De forma comum, os exercícios aeróbicos são aqueles, que mobilizamos uma grande quantidade de massa muscular ao mesmo tempo em exercícios de característica predominantemente cíclica, como corrida, ciclismo e natação por um período mais prolongado. No entanto, vale reforçar que várias outras atividades podem apresentar dominância do metabolismo aeróbico, mesmo sem ser cíclica ou ser de longa duração, como fazer exercícios com pesos em formato de circuito", diz o gerente do departamento técnico da Bio Ritmo, Guilherme de Almeida e Leme, com exclusividade para o Sport Life.

Publicidade

Vale a pena fazer o aeróbico antes ou depois do treino?

"Não há o melhor. O que deve determinar a ordem em que será aplicado é o objetivo do praticante. Se o foco é aprimorar a capacidade 'cardio', deve-se fazê-lo antes. Se a prioridade é o ganho de força e hipertrofia, deve ser feito após", garante Guilherme.

Demais curiosidades

Aeróbico para emagrecer: conheça as atividades que ajudam a perder peso
Video Player

São várias propostas que não exigem que sejam feitas dentro da academia, ou seja, podem ser adaptadas na sua casa sem nenhum tipo de aparelho e moldadas de acordo com as suas pretensões. Fora ainda que existem os auxílios de canais no YouTube e de aulas ao ar livre em parques.

Outro fato é que existe na ciência o consenso de que o aeróbico não é superior ao anaeróbico (Exercício de alta intensidade e curta duração) e vice-versa. Cada estilo de treinamento visa o trabalho de diversos músculos para que haja o impacto desejado no seu corpo.

"Não há um tipo ou modalidade indispensável. O indispensável é fazer um exercício de forma regular, planejando progressões de volume e intensidade ao longo do tempo para melhora dos marcadores biológicos e aumento gradual do gasto energético", acrescenta Almeida e Leme.

Publicidade

Guilherme cita que não há comprovação de um aeróbico vetado antes ou depois da prática, mas deixa o seu auxílio para quem quer conciliar com a musculação devido ao ritmo de trabalho, que gera prejuízos para a sua performance.

"Não há. No entanto, aqueles exercícios que podem comprometer o rendimento no treino de musculação de forma importante, como correr ou pedalar em alta intensidade, fazer tiros no remo ou ainda sequências, que exijam muitos saltos ou potência de membros. Esse tipo de atividade consome uma grande quantidade de glicogênio muscular e irá comprometer o rendimento no treino de força se feitos logo antes da sessão", explica.

Investigação científica

O Jornal Internacional de Nutrição Comportamental e Atividade Física divulgou estudo no segundo semestre de 2021, cuja teoria indica que a combinação de exercícios de força e aeróbicos podem diminuir em 28% a mortalidade por câncer.

Os autores revisaram sistematicamente os estudos epidemiológicos. E, dessa forma, definiram que o cumprimento dos exercícios, como o agachamento, remada e prancha, reduz para 14% a mortalidade pela doença. Agora a vantagem dobra, isto é, 28% menos de mortes, com exercícios relacionados a outro tipo de aeróbico.

Publicidade

Palavra final do especialista

Guilherme adverte que é só aceitar o aeróbico para obter benefícios. E, principalmente, destaca o quão é bom para quem está com o objetivo de emagrecer.

"Qualquer pessoa pode se beneficiar da prática de exercícios aeróbicos sejam elas treinadas ou sedentárias. Contribuem para melhora da saúde cardiovascular geral, prevenção de doenças, como diabetes, câncer, hipertensão e obesidade. Melhora do humor e aumento do gasto energético diário para pessoas que desejam perder peso", finaliza o educador físico.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se