Cardio x musculação: qual emagrece mais rápido? Entenda

Veja as diferenças de cada uma das modalidades e os resultados que elas podem oferecer

14 ago 2023 - 12h51
(atualizado em 15/8/2023 às 22h29)

Não é de hoje que existe a clássica rivalidade cardio x musculação. Afinal, os dois tipos de atividade são muito comuns nas academias. O treino cardiorrespiratório é o famoso aeróbico, onde um indivíduo pode caminhar, correr ou pedalar, por exemplo. Enquanto, na musculação, o objetivo é fortalecer os músculos com exercícios específicos. No entanto, uma dúvida costuma pairar na mente dos praticantes: qual dos dois emagrece mais rápido?

Cardio x musculação: entenda a diferença

"Primeiro precisamos deixar claro que emagrecer é diferente de perder peso. Definido isso, as duas são úteis por razões diferentes. Enquanto a musculação aumenta o metabolismo, o cardio aumenta o gasto energético diário. Sendo assim, ambas são de grande importância no processo de emagrecimento", explica o educador físico da Bio Ritmo, Andre Felipe Coelho.

Publicidade

Além disso, estudos mostram que trabalhos intensos e curtos dão o mesmo resultado que atividades longas e moderadas. Outro consenso é a intensidade, que varia de acordo com o grau de treinamento de um sujeito.

Qual emagrece mais rápido

"Para ser mais rápido, a melhor opção é a junção dos dois. Dependendo do objetivo final é relativo, mas para o emagrecimento costumo variar musculação e aeróbio e ter bons resultados! Com alimentação ajustada junto, ninguém te segura", afirmou Andre.

São colocações que reforçam a necessidade de hábitos alimentares conciliados com uma hidratação correta. Atitudes que direcionam uma pessoa para a conquista desse resultado. O poder da mente também é exigido.

"Aí temos um ponto a ser analisado: o principal é quem é o indivíduo. Enquanto um iniciante precisará de mais tempo para recuperar os músculos, um treinador poderá e precisará fazer treinos diferentes diariamente, mas quando possível até o iniciante poderá fazer treinos moderados nos dias de intervalo", detalhou o profissional.

Publicidade

Com quanto tempo já é possível sentir os resultados?

"Pequenos resultados poderão ser vistos em uma semana com a junção de trabalhos, mas é importante não focar só no que vê, pois a tendência é termos uma visão deturpada de nós mesmos. Comece a ver por suas roupas, experimente roupas justas antes de começar e vá sentindo elas ficarem confortáveis e até folgadas, além de constatar seu emagrecimento te empolgar a seguir seu foco", concluiu Andre Felipe Coelho.

Doenças ortopédicas podem ser evitadas com exercícios físicos Doenças ortopédicas podem ser evitadas com exercícios físicos

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações