Como a cannabis medicinal se tornou aliada dos atletas do Ironman

Essa substância também é famosa pelo seu uso terapêutico

26 mai 2023 - 17h00
(atualizado às 17h38)

Força, dedicação, foco e comprometimentos são indispensáveis para quem quer estar presente nas competições de Ironman. Nadar, pedalar e correr exigem preparação constante e o descuido pode custar caro para o competido. Além disso, há quem aposta em outros produtos para alavancar a sua performance. Nesse sentido, a cannabis medicinal torna-se aliada da preparação do Ironman.

O relato do atleta do impacto da cannabis medicinal no Ironman

"Minha preparação para o IronMan foi 100% com Cannabis medicinal. Junto com o extrato vegetal de Cannabis, o uso os suplementos nutricionais como Beta Alanina, Creatina e Whey para auxiliar na hora do treino. Com essa rotina, me sinto com vontade de enfrentar a disputa, enquanto os outros competidores se sentem muito cansados", admitiu o atleta Fernando Paternostro, de 43 anos.  

Publicidade

Porém, muita calma nessa hora. Esse consumo não pode ser feito sem nenhuma avaliação, ou seja, consulte um especialista para que essa recomendação não cause nenhum efeito para sua saúde.

"Não podemos esquecer, inclusive, que para o uso de Cannabis medicinal, é primordial o indivíduo ser examinado por um profissional legalmente habilitado que possa prescrever o uso de produtos à base de canabidiol", complementa Fernando.

A rotina de Fernando Paternostro

No dia 28 de maio, Jurerê Internacional, em Florianópolis, vai receber o circuito de Ironman com 80 vagas, que são divididas por 40 no masculino e 40 no feminino, para o Campeonato Mundial nas distâncias de 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42,2 km de corrida.

Fernando Paternostro é triatleta e mantém preparação constante para o Ironman de forma não convencional com a rotina de suplementos e complementação de Cannabis medicinal.

Publicidade

O triatleta menciona que uma das diferenças do uso de extrato vegetal de Cannabis para os medicamentos convencionais é a diminuição da ansiedade, que ajuda, inclusive, a seguir uma dieta nutricional com excelência e não comer por impulso. Outro ponto importante que cita é o aumento do sono rem e a velocidade de recuperação para o próximo treino.

"A suplementação é fundamental para um esporte como o triathlon. Os três pilares para se dar bem no dia da prova: treinar, descansar e dormir bem. Por isso, é fundamental consultar um profissional especialista em nutrição para uma avaliação e elaboração de planos alimentares de acordo com os objetivos de cada paciente", explica o nutricionista Ricardo Goldfeder.

Suplementação Ironman

Beta Alanina

É indicado para atletas e pessoas que prezam pela melhora da performance, diminuição da fadiga muscular e otimização do tempo de recuperação. Como o Beta Fusion da Cell Force, um pré-treino composto por cinco aminoácidos, com destaque para a beta alanina, que garante disposição e retardo da fadiga durante o treino.

Glutamine Pure

Suplemento alimentar de glutamina em pó para saúde intestinal e manutenção da microbiota intestinal. Ainda fortalece o sistema imunológico e preserva a massa muscular.

Publicidade

Whey com Coenzima Q10

O whey protein concentrado Cell Force possui o perfil nutricional completo. Com baixo teor de gorduras e carboidratos, rico em proteínas e o único, que contém a coenzima Q10 na formulação.

Creatine Pure

Suplemento alimentar creatina monohidratada em pó para o aumento de energia e força, melhora a recuperação muscular, o foco e a atenção.

Cafeína

É o estimulante do sistema nervoso central, provoca efeitos, como o aumento do estado de alerta, redução da sensação de fadiga e aumento da capacidade de realização de algumas tarefas. Como o Green melt, termogênico perfeito na mobilização de gordura, com ingredientes naturais em sua formulação, tais como o café verde, o extrato da laranja moro, spirulina, psyllium e 200mg de cafeína por porção.

Omegavie Q10

Protege a saúde cardiovascular e cerebral, renova a energia e fortalece o sistema imunológico. 

Mensagem final

Além disso, existe a isenção de responsabilidade. Então, não deve considerar-se como um substituto para a perícia médica. Afinal, torna-se fundamental consultar um médico especialista para orientação e prescrição de produtos de Cannabis medicinal.

Cannabis medicinal - Shutterstock
Cannabis medicinal - Shutterstock
Foto: Sport Life
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se