Mantém como seu "habitat natural" uma academia? Que ótimo! Essa rotina com a musculação ajuda não só a tonificar os músculos, mas entre os seus principais benefícios estão a contribuição para melhora da densidade óssea. Além da saúde cardiovascular, da postura e no aumento de massa muscular. No entanto, esse exercício físico rende dúvida, por exemplo: como dividir o treino de musculação?
"Na hora de planejar como o treino será dividido , precisamos levar em conta os fatores de nível de treinamento. Como objetivos e frequência, além, obviamente, de questões individuais de cada aluno. Quando falamos de nível de treinamento precisamos entender que um aluno é classificado de uma forma bem mais complexa do que apenas iniciante, intermediário e avançado", garante em entrevista exclusiva para o Sport Life o personal trainer da Competition Evandro Tavares.
Como dividir o treino de musculação
Iniciantes
É a categoria que se deve levar em consideração de que não está "familiarizado" com a musculação ou qualquer exercício físico. Isto é, se movimentar conforme aquilo que é capaz de entregar.
"Em relação a frequência e objetivos, a quantidade de treinos na semana e o tempo de sessão também vão influenciar na escolha da divisão do treino. Levando-se em conta que o treinamento é como tomar uma medicação, ou seja, a dose influencia a resposta", diz Evandro.
"De um modo geral, os treinos em formato de sessão única, que recentemente foram 'gourmetizados' para "fullbody", trabalham o corpo todo, apresentam ótimos resultados na ciência e na prática, principalmente para iniciantes", acrescenta Tavares.
Intermediários e avançados
Essa "categoria" para quem está no "meio do caminho" se baseia no mínimo de seis meses de prática regular, divisões entre duas sessões e alternância de segmentos superiores e inferiores ou em partes anterior e posterior.
"Tem tido bastante eficácia no quesito dose-resposta. A divisão do treino em grupos musculares é a mais popular delas para alunos intermediários e avançados, mas em especial para os avançados. Na grande maioria dos casos, não há necessidade de divisões acima de três sessões de treino, variando entre estímulos de empurrar, membros inferiores e na última estímulos de puxar", detalha o profissional.
Como surgem os resultados após dividir o treino de musculação?
"O básico funciona e muito bem. O resultado está no jogo do progresso, na constância e na disciplina de ser regular. Tente treinar ao menos três por semana e continue repetidamente", conclui o personal trainer Evandro Tavares.