Nos últimos anos, a meditação ganhou contornos diferentes daqueles mais tradicionais, passando a ser considerada por públicos cada vez mais diversos e que não abrem mão da qualidade de vida, um objetivo diário. Mas outro detalhe também chama atenção: as buscas por meditações com foco em dormir melhor se tornaram parte da rotina.
Para aqueles menos familiarizados, a ideia pode parecer desconectada dos princípios da prática, geralmente vista como uma atividade exclusivamente matinal, o que na verdade é um mito. Então, quais os benefícios de meditar à noite?
Com um dia a dia cheio de informações, também resultado de um mundo digitalizado, é esperado que o cansaço físico se una ao mental, sobretudo após uma jornada desgastante que gera inúmeros estímulos mentais. Entretanto, os pensamentos recorrentes, que teimam em permanecer justamente quando a cabeça já está sobre o travesseiro, prejudicam o estabelecimento do sono e podem transformar o momento do descanso em estresse e ansiedade. Sobre esse panorama é importante ressaltar: o acompanhamento especializado é imprescindível para garantir uma boa saúde.
Por quanto tempo praticar?
Meditar passa pela concentração, mas todo o seu contexto traz benefícios aos praticantes, que podem se preparar para dormir ao organizar melhor os pensamentos, observar a própria respiração, focar no momento presente por meio da mindfulness e controlar o estresse. Tudo ligado a um dos alicerces da meditação, o autoconhecimento, e claro, a constância - como todo novo hobby, é preciso se dedicar para que a mente assimile e a rotina se estabeleça.
Uma outra dúvida comum é sobre duração, afinal, você já deve ter ouvido que uma meditação leva muito tempo e, de fato, isso pode acontecer, todavia existem algumas peculiaridades sobre ela:
- Não é necessário ser expert para praticar
- Não há horários específicos para meditar
- É possível praticar quantas vezes quiser
- Ela pode ser rápida, durando 2 minutos, por exemplo
O poder do som
A música é um jeito de meditar, aliás, ouvir a banda favorita é considerado por muitos como uma forma de aplicar mindfulness, pois o cérebro é estimulado a criar foco, ainda assim, há quem prefira músicas especificamente elaboradas para meditação. Elas dão aos praticantes liberdade total, já que podem ser ouvidas a qualquer momento - no transporte, no trabalho, durante exercícios - seja nos picos de estresse ou simplesmente para relaxar e dormir.
App reúne meditação e música
O Atma, aplicativo de meditação e bem-estar, tem mais de 1000 conteúdos e traz coleções divididas em diferentes temas, ajudando seus usuários a encontrarem de maneira ágil a prática ideal para o dia. Além das meditações livres e guiadas, o app tem ainda uma seção de músicas. Conheça alguns dos títulos:
- Calma no trabalho
- Relaxamento
- Um sono tranquilo
- Para começar o dia
- Estudar com a mente tranquila
- Concentração
- Para dormir
Ter uma boa higiene do sono pode colaborar para aproveitar bem o descanso, assim como desacelerar a mente ansiosa pode ser chave para dormir melhor. Corpo e mente estão conectados.
Para conhecer mais sobre o Atma, clique aqui.