O hábito de contar calorias ao se alimentar pode ser prejudicial à saúde e deve ser substituído por hábitos mais saudáveis. Especialistas dão dicas e recomendam buscar ajuda profissional para eliminar o vício.
Seja em casa, abrindo a geladeira, ou em um restaurante, na hora de escolher o prato, contar quantas calorias estão sendo ingeridas vem se tornando cada vez mais um vício. Especialistas afirmam que o hábito pode ser prejudicial à saúde e aconselham deixar a prática de lado. Mas parar de calcular as calorias dos alimentos nem sempre é uma tarefa fácil.
Antes de mais nada, é importante lembrar que o bem-estar não significa tentar queimar a quantidade exata de calorias que foram ingeridas. "Só contar calorias não é o suficiente para ter uma alimentação saudável, afinal, uma pessoa pode se manter em uma dieta com uma quantidade de calorias compatível a ela só que ingerindo somente calorias de carboidratos, o que não é indicado", afirma a diretora técnica na rede Emagrecentro, Dra. Sylvia Ramuth.
A quantidade de calorias que devem ser ingeridas diariamente varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como gênero, idade, altura e rotina. As práticas de atividade física influenciam como os organismos vão reagir às calorias. Além disso, é quase impossível saber exatamente quantas calorias foram ingeridas e quantas foram eliminadas, uma vez que acontece de equipamentos de medição, por exemplo relógios de pulso e aplicativos de celular, errarem os cálculos.
A médica defende que haja uma divisão correta das calorias com alimentos ricos em proteínas, gorduras, vegetais verdes (escuros e claros), frutas, legumes, cereais e derivados do leite. "A não distribuição das calorias da forma correta pode acarretar em questões como deficiência de vitaminas, proteínas e minerais, levando a várias patologias físicas e até mesmo mentais", explica.
Dicas para deixar de contar calorias
Em um artigo para o portal "Self", a dietista especializada em distúrbios alimentares, Christiane Byrne, dá 5 dicas para eliminar o hábito de contar calorias:
Troque a contagem das calorias por reflexões sobre sua fome
Pessoas viciadas em contar calorias têm o hábito de anotar tudo aquilo que comeram durante o dia e somarem os dados. Nem sempre é fácil se desfazer de algo que estamos acostumados. Então tudo bem manter papel e caneta em mãos, mas em vez de calcular as calorias do dia, escreva sobre seu nível de fome antes de se alimentar, o que você comeu e se ficou saciado.
Escolha bem o restaurante e pense antes no que quer comer
Está cada vez mais comum encontrar restaurantes que colocam no cardápio a quantidade de calorias de cada prato. Deixe esses estabelecimentos de lado. Além disso, passe a imaginar a comida que você está com mais vontade de comer e decida pedir o alimento, antes mesmo de pegar o cardápio. A principal pergunta aqui é: o que parece bom, te faria sentir bem e ao mesmo tempo satisfeito? Desapegue dos números para se permitir decidir o que realmente deseja.
Cubra as informações sobre calorias nas embalagens dos alimentos
Essa dica é para os mais viciados em contar calorias. Comprou o alimento? Cubra a seção de informações nutricionais com uma fita ou use uma caneta para que você não consiga ver os dados. Talvez até já saiba quantas calorias o alimento tem. Mas aos poucos o hábito de pegar o alimento e analisá-lo antes de comer vai desaparecendo.
Mude de assunto, se alguém estiver falando sobre calorias
Escutar pessoas falando sobre informações nutricionais e, principalmente, a quantidade de calorias de uma comida, pode ser um gatilho para você voltar a fazer cálculos sobre o que come. Mude de assunto. Quanto menos tratar do tema ao longo do dia, mais fácil vai ser se desapegar.
Se distraia
É natural que, mesmo seguindo todas as dicas, pensemos de vez em quando em quantas calorias estamos ingerindo. Não se penitencie por isso, pois acontece com todos. Mas se distraia. Uma boa dica é pensar em características sobre a comida que você pretende comer: é boa? Satisfaz? Quais gostos está sentindo? Se isso não funcionar, tente pensar em qualquer outra coisa.
Não é fácil de se desvencilhar do hábito de calcular calorias, mas a medida é necessária quando se pensa na saúde a longo prazo. Busque ajuda de especialistas que podem te ajudar do ponto de vista psicológico e nutricional. E não se esqueça de ouvir o próprio corpo. O organismo é a melhor ferramenta para entendermos o que realmente precisamos.