Descanso. Essa simples palavra pode não fazer muito sentido para uma mãe que trabalha, cuida de casa e do filho pequeno. Além de dormir menos, a qualidade do sonho também pode ficar alterada. A falta de repouso torna mais difícil as atividades durante o dia e cria-se um ciclo interminável.
A mulher atualmente sustenta a família, enquanto, por vezes, o homem fica encarregado dos cuidados domésticos. No entanto, mesmo nesses modelos de família, a mulher ainda acaba assumindo responsabilidades dentro de casa, além da rotina de trabalho.
A privação de sono e descanso pode fazer mal à saúde e, pensando nisso, o Huffington Post litou algumas dicas para enfrentar a rotina atarefada, sem perder o repouso.
Sua cama é confortável? É difícil relaxar se o seu colchão é irregular. A cama de qualidade é uma necessidade, não um luxo. Vale à pena investir em um colchão que se adapte às suas preferências. Use os mesmos critérios para travesseiros, lençóis, edredons e quaisquer outros acessórios que irão melhorar o seu sono.
Tenha cuidado com o que você come e bebe à noite. Lanches podem causar picos de açúcar no sangue, resultando em um sono agitado. O álcool pode parecer ajudar, uma vez que induz a sonolência, mas quando metaboliza totalmente vai te deixar acordada. A cafeína também não é amiga de uma boa noite de sono.
Uma das causas mais comuns de insônia é uma mente que não desliga: se você está remoendo os acontecimentos do dia ou problemas em um loop infinito, tente algumas estratégias para ajudar o cérebro a entrar em modo de descanso. Se você ficar preocupada com frequência, visualize uma solução para o problema.
Defina um horário para dormir e acordar: você provavelmente já ouviu isso antes. Nossos corpos operam em ritmos. Quando você varia seu horário, acontecem alterações que tornam difícil o aproveitamento das horas de sono. Muitas pessoas mudam os horários aos finais de semana, já reparou como é difícil retomar a rotina às segundas-feiras?
Se você acordar no meio da noite e realmente não conseguir voltar a dormir, não tente: Sim, soa contraditório. Mas quantas vezes você já teve a experiência ficar se revirando na cama, tentando voltar a dormir, mesmo que seus olhos estivessem bem abertos? A inquietação e frustração ativam ainda mais sua mente.