Com a chegada da primavera, não são apenas as flores que desabrocham, mas também a necessidade de renovar os cuidados com os cabelos. Após o frio e a secura do inverno, a umidade crescente desta estação exige uma atenção especial para manter os fios saudáveis. É o momento de adaptar sua rotina e garantir que o cabelo fique lindo e protegido para os dias mais quentes que estão por vir.
Pensando nisso, convidamos o médico tricologista João Gabriel Nunes, fundador do Centro Médico Capilar, para explicar como o aumento da temperatura afeta o couro cabeludo e o cabelo. De acordo com o especialista, na primavera ocorre uma maior produção de oleosidade, que deixa um aspecto mais pesado em alguns cabelos.
Além disso, a exposição ao sol também pode causar ressecamento dos fios, pontas secas e fragilizadas. Sendo assim, alguns passos são fundamentais para deixar os fios radiantes na estação das flores.
Mantenha uma rotina capilar
O Dr. alerta sobre a importância de seguir uma rotina na primavera, além de utilizar produtos específicos. "Durante a primavera, é muito importante ajustarmos a rotina capilar para conseguir lidar com o aumento da oleosidade. Para isso, recomenda-se lavar o cabelo com mais frequência, para impedir o acúmulo de resíduos e hidratar regularmente para repor toda a água que os fios perdem com a exposição solar. Além de proteger o cabelo do sol com acessórios ou produtos específicos que contenham filtros UV, para evitar ainda mais ressecamento e perda de brilho", afirma o especialista.
Aliás, o maior segredo é: equilibre a oleosidade natural do couro cabeludo com a hidratação dos fios. Isso porque é super importante se preocupar com a limpeza do couro cabeludo, mas sem comprometer a saúde do cabelo.
Utilize os produtos certos
Para a limpeza, Nunes recomenda shampoos anti oleosidade ou de limpeza suave. Já para os condicionadores, o ideal é utilizar produtos leves, à base de óleos naturais. "Máscaras hidratantes com ativos nutritivos, como karité ou óleo de coco, vão ajudar a repor a umidade, e os protetores térmicos ou leave-in com proteção solar vão ser essenciais para blindar os fios contra maiores danos", completa.
Esse é o momento de iniciar a preparação para o verão
Com o fim da primavera, teremos o verão. Dessa forma, o especialista recomenda iniciar os cuidados agora, para evitar um ressecamento no futuro.
"É possível manter uma rotina de hidratação intensa, alternando entre hidratações e nutrições para manter a saúde dos fios e preparar para as agressões comuns do verão, como o sol, o cloro e o sal. É bom, também, apostar em tratamentos reconstrutores com queratina e proteínas. Por fim, evite ao máximo procedimentos químicos agressivos muito próximo à chegada do verão, para não fragilizar o cabelo", reitera.