Mesmo não sendo a época do ano em que o corpo fica mais evidente, a temporada de outono e inverno pode ter suas vantagens quando o assunto é depilação. Apesar de muitas mulheres, devido ao tempo frio, optarem por adiar a remoção dos pelos neste período, os dias de baixa temperatura são ideais para afastar os riscos de alergias e irritações na pele. Isso porque o suor, que costuma ser mais evidente durante as estações quentes do ano, tende a causar coceiras, vermelhidão, ardência e aspereza em contato com a área recém-depilada.
Outro ponto importante a ser analisado neste período diz respeito à hidratação, que precisa ser intensificada para evitar o ressecamento provocado pelas correntes de ventos e à baixa umidade do ar. “Com a cútis lisinha, a penetração dos cremes hidratantes é facilitada, aumentando os níveis de nutrição na região”, explica Michele Keith, depiladora técnica da rede de franquias especializada em depilação Depyl Action, de São Paulo.
No entanto, embora a pele fique mais seca, o uso de óleos, hidratantes ou qualquer produto químico à base de álcool deve ser evitado pelo menos 24 horas após o processo depilatório para evitar reações adversas.
Outros benefícios
O tempo mais frio também favorece a prevenção de manchas no pós-depilatório devido à pouca incidência do sol. Além disso, esse é o melhor momento para métodos fotossensíveis, como o laser e a fotodepilação. Como eles não devem ser feitos na pele bronzeada e em quem vai pegar o sol, os meses mais frios acabam sendo os mais adequados.
A época também é ideal para apostar em tratamentos de combate a manchas, sejam as provocadas por depilação (principalmente no buço) ou pela idade. Porém, mesmo durante as sessões de clareamento no outono/inverno, é importante passar filtro solar.
Manter a região íntima livre dos pelos também é importante, principalmente para a saúde. “Esse procedimento é importante para a saúde intima da mulher, pois pelos em excesso podem contribuir para o acúmulo de resíduos e secreções, causando corrimentos, mau cheiro e até mesmo fungos”, ressalta Michele.
Nesta época, a cera morna é o método mais indicado para a remoção dos pelos. Ao ser aplicada sobre a cútis, ela atua como um relaxante, dilatando os poros. Isso facilita a extração dos pelos no momento da depilação, tornando o momento mais suave.