Que a babosa é benéfica para a saúde, isso não é nenhuma novidade. Rica em vitaminas A, B1, B2, C, E, colágeno e polissacarídeos, a planta tem propriedades anticoagulantes, antibacterianas e adstringentes, proporcionando diversos efeitos positivos no corpo.
Mais recentemente, o "gel de babosa" se popularizou na internet como um bom tratamento para combater as olheiras. Mas engana-se quem pensa que babosa no skin care é alguma novidade.
Também conhecida como "aloe vera", a babosa tem sido utilizada como produto cosmético há algum tempo, graças a sua ação altamente hidratante. Além disso, ela também auxilia no combate ao envelhecimento, possui ação cicatrizante, e ainda contém componentes anti-inflamatórios, que acalmam a pele sensibilizada.
Segundo a biomédica esteta Larissa Reis, a aloe vera pode sim ser utilizada no combate às olheiras, justamente graças a sua propriedade anti-inflamatória, mas como um coadjuvante e não como uma "solução milagrosa".
"As olheiras são uma queixa muito complexa que envolvem diversos aspectos, como qualidade de pele, vascularização da região, deslocamento de coxins de gordura e falta ou perda de algumas estruturas de sustentação do tecido", pontua a profissional.
Ainda assim, a biomédica recomenda que o ingrediente seja adicionado à rotina de skin care. Na opinião de Larissa, o gel é uma opção mais segura do que a babosa extraída de maneira natural, já que "os cosméticos desenvolvidos em laboratório passam por estudos e testes de segurança".
Todos que não possuem nenhuma alergia à planta podem aplicar o produto sobre o rosto, estando atento a qualquer sinal de irritação.