Perder peso se torna mais difícil com o passar dos anos. E, agora, cientistas da Universidade de Shizuoka, no Japão, descobriram o motivo: a gordura marrom ou gordura “boa”, responsável por transformar gordura branca ou gordura “ruim” em calor, torna-se menos ativa ao envelhecer. As informações são do site do jornal Daily Mail.
A boa notícia é que descobriram uma possível mudança metabólica que reverteria a situação e poderia ajudar a criar tratamentos para problemas relacionados à obesidade, como diabetes e pressão alta.
Foram realizados testes com dois grupos de ratos. Um deles teve o gene receptor do fator de ativação plaquetária eliminado, fazendo com que os animais se tornassem obesos. O segundo permaneceu da mesma forma. Constatou-se que a deficiência do gene fez com que a gordura marrom funcionasse mal, levando à obesidade devido à redução da atividade termogênica.
Acreditava-se que a gordura marrom estava presente somente em bebês. Hoje, já se sabe que permanece na fase adulta e que as mulheres têm mais que os homens.