Rotina profissional agitada, compromissos particulares em série e outras preocupações são os principais motivos para um certo alguém negar a atividade física. Porém, há a chance de poder se exercitar sem precisar ir até uma academia ou centro esportivo. Veja na sequência os cinco exercícios físicos para fazer dentro de casa.
Conheça o especialista
O médico Dr. Layron Alves divide a sua atuação na ortopedia, no tratamento de doenças crônicas degenerativas e em cirurgia do ombro e cotovelo. Além disso, é o membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo).
As quatro dicas para os exercícios físicos
Aquecimento
O tempo de dez minutos de aquecimento faz a diferença para evitar dores e melhorar o desempenho. Layron enfatizou que antes do início dos exercícios caseiros é fundamental preparar o organismo para que aconteça a adaptação aos novos estímulos. Assim, afasta o risco de lesões, ganha mais força e resistência na atividade.
Limite
Alves orientou que exigir do seu corpo mais do que pode oferecer é um risco para a saúde, isto é, respeite os seus limites. O recado também é direcionado principalmente para quem tenta sair do sedentarismo.
Adaptação do espaço do seu lar
Separe um local específico para o cumprimento dos exercícios caseiros. Ter que afastar os móveis da casa toda vez que for praticar alguma atividade é desgastante e pode contribuir para a desistência tamanha a demora. A outra escolha é o investimento em equipamentos simples, como elásticos, pesos, bancos e colchonetes.
Alimentação
Esse médico recomendou o tipo de atenção especial para o consumo adequado de proteínas, cálcio e vitaminas. O descanso e da hidratação constante antes e depois do treino são levadas em considerações. Esses fatores associados à atividade física "turbinam" a conquista dos seus objetivos.