Na Coreia do Sul, classificar o formato do corpo como maçã, pera ou ampulheta é coisa do passado. Agora, no país, as formas são diferenciadas por letras. A “alfabetização” está presente em propagandas de produtos de beleza, bebidas, lingeries e suplementos dietéticos. Acredita-se que começou com uma campanha de marketing de uma bebida para perda de peso, em 2008, que evidenciava cintura fina com um “X”. Confira abaixo a classificação, segundo o jornal Daily Mail:
B
O B é sinônimo de busto e/ou barriga grandes. Os seios avantajados de Nigella Lawson a colocam neste grupo.
D
A letra D indica mulher grávida.
O
A letra O define pessoas obesas. A atriz americana Melissa McCarthy faz parte deste grupo.
S
O corpo mais desejado é o tipo S, que, quando visto de lado, mostra seios e bumbum fartos. A socialite americana Kim Kardashian é um exemplo do visual sexy.
U
A letra U descreve a forma das costas de uma mulher quando usa um vestido decotado, como Emma Watson e seu look no Globo de Ouro.
V
A definição V indica rosto fino e oval, estreitando em direção ao queixo, que também é muito cobiçada pelas mulheres da Coreia do Sul. Muitas vezes, mulheres e modelos de lá colocam as mãos na lateral do rosto ao serem clicadas para criar essa ilusão. Nicole Kidman representa este grupo.
X
O corpo X é exatamente como a letra parece: pernas e braços longos ligados por uma cintura estreita. É cobiçado no país por mulheres mais jovens, na escola ou faculdade. A modelo Cara Delevingne representa o tipo corporal.