Fritura, doce e refrigerante aceleram a formação da celulite

4 fev 2014 - 07h03
(atualizado em 25/2/2014 às 12h00)

Uma das principais reclamações femininas, a celulite é alvo de diversos tratamentos em clínicas de estética, que prometem dar um basta nos indesejáveis furinhos. Mas, antes de apostar para valer em técnicas inovadoras, é preciso readequar a dieta, já que alguns hábitos alimentares contribuem para o aparecimento do problema na pele de áreas como bumbum, coxa e barriga.

Isso porque o consumo excessivo de fritura, doce e refrigerante favorece a concentração de toxinas responsáveis pela inflamação das células envolvidas nas camadas do tecido cutâneo. Conheça, abaixo, cinco mitos e verdades sobre a relação dos alimentos com o processo de formação da celulite.  

Publicidade

Beber refrigerante colabora para a formação da celulite.

Verdade. Os refrigerantes contêm excesso de sódio em suas fórmulas, além de serem uma bebida gaseificada e que apresenta um pH alterado. Por isso, evitar o seu consumo significa impedir que as substâncias que contribuem para a inflamação das células de gordura sejam ingeridas. 

Consumir frituras contribui para a celulite ficar mais evidente. 

Publicidade

Verdade. As substâncias presentes na composição das frituras não são metabolizadas pelo corpo, pois não entram com nenhuma finalidade nas células. “As frituras são totalmente prejudiciais e agressivas ao organismo porque não fornecem nada além de gordura”, afirma Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, de São Paulo. Com isso, “giram” pelo organismo e provocam inflamações, inclusive na célula responsável pela formação da celulite, fazendo, assim, com que os furinhos fiquem ainda mais perceptíveis. 

Doces deixam a pele com aspecto de casca de laranja. 

Verdade. Ao ingerir as irresistíveis guloseimas, é alto o nível de açúcar refinado que o corpo irá receber, fazendo com que ocorra uma inflamação das células e, consequentemente, o aparecimento das celulites. Além disso, doces estão diretamente ligados ao aumento do peso, um fator que influencia a fixação do problema na pele.

Água com gás tem o mesmo efeito do refrigerante.

Mito. A combinação da água juntamente com o gás é completamente positiva, não favorecendo de forma alguma o aparecimento das celulites. Ainda segundo a especialista, esta é uma ótima opção para quem não vive sem refrigerantes. “É só espremer um pouco de limão no recipiente que contém a água com gás para acrescentar um sabor diferenciado à bebida”, recomenda. 

Consumir alimentos ricos em vitaminas A, E, C ou K previne a celulite.

Publicidade

Verdade. Além de nutrirem o corpo, essas vitaminas – presentes em alimentos como mamão, brócolis, laranja e uvas - são capazes de agir como verdadeiros antioxidantes, ou seja, também têm a função de combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele.  

PURA VERDADE

Consumir doces, frituras e refrigerantes em excesso provoca inflamação nas células da pele, responsável pelo aspecto de casca de laranja. Além disso, as substâncias presentes nos dois alimentos e na bebida ainda contribuem consideravelmente para o aumento de peso, fator ligado ao aparecimento da celulite. Por isso, quem deseja ficar o mais longe possível dos temíveis furinhos deve sempre preferir um cardápio recheado de frutas, verduras e legumes, opções ricas em vitaminas que beneficiam a aparência da pele. E você, como trata a celulite? Deixe registrado nos comentários.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se