Hipertrofia muscular: 6 dicas para ganhar trapézio rápido

Ainda assim, respeite o cronograma definido pelo seu personal trainer

31 mai 2023 - 17h15
(atualizado às 17h48)

Trapézio é a região do corpo conhecida por abranger desde a parte do pescoço até o meio das costas. Outra "fama" desse músculo é o seu lado estético, ou seja, o foco nessa parte é importante tanto para os homens quanto as mulheres. Nesse sentido, veja na sequência seis dicas para ganhar trapézio rapidamente.

As seis ajudas para o seu trapézio 100%

Carga

"Vejo pessoas colocando cargas muito menores do que aguentariam. Porém, visualmente parecem ser altas porque o trapézio aguenta muita carga. Coloque uma carga pesada para você de verdade. Sempre leve o exercício até a falha. Lembrem do que eu expliquei sobre a pegada. Caso ela esteja abrindo, você precisa resolver isso para atacar bem os trapézios", disse o personal trainer Leandro Twin.

Publicidade

Sem giro

"Não faça giro no encolhimento! O trapézio é recrutado por meio da depressão e da elevação escapular, ou seja, o movimento para cima e para baixo. Fazendo giro você faz basicamente um pico isométrico no trapézio e isso não gera maior hipertrofia muscular", destacou Leandro.

Pegada

Isso não pode faltar na hora desse exercício. Se acontece muitas vezes, sinal de que precisa melhorar. "Pode acontecer da sua pegada abrir durante o exercício de encolhimento, porque o trapézio é um músculo muito forte. Se isso acontece frequentemente, é interessante que você trabalhe para melhorar a pegada", garantiu Twin.

Falha

Pode parecer clichê, mas não é. Portanto, vale a pena treinar até a falha. "Faça pré-exaustão! Muitos dos meus alunos quando vão fazer uma remada alta falham o deltoide lateral ou até mesmo o bíceps e o antebraço antes de falhar, o trapézio que é o que realmente importa. Se isso acontece com você faça primeiro o encolhimento e depois você faz uma remada alta", relatou o profissional.

Foco nele

"Sempre o trapézio primeiro. Quando falo para você treinar dorsal e trapézio, na verdade é para você treinar trapézio e dorsal. Pode soar estranho, mas é assim que você melhora um músculo fraco de maneira mais rápida! Obviamente a performance das dorsais pode cair, mas isso não importa nesse momento da periodização", reiterou.

Publicidade

Ritmo

Outro ponto citado pelo profissional é o ponto fraco, isto é, não pode passar despercebido para obter melhoras. Além disso, o ritmo sugerido o ajuda a ter o processo de recuperação inteligente.

"Treine a musculatura que você tem fraca duas por semana e enquanto o restante você treina uma vez por semana. Isso ajuda a fazer um direcionamento inteligente do processo de recuperação para as regiões que você tem necessidade. O trapézio é um músculo das costas, então é interessante que você o treine em uma dessas vezes com dorsais. Você pode treinar dorsal e trapézio na segunda-feira e na quinta-feira ombros e trapézio", encerrou Leandro Twin.

Trapézio - Shutterstock
Trapézio - Shutterstock
Foto: Sport Life
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações