Um dos momentos mais importantes do dia também é um dos que mais causam ansiedade e estresse para alguns. Enquanto uma boa parcela de pessoas precisa apenas encostar a cabeça sobre o travesseiro para dormir, outros sofrem para finalmente entrarem em sintonia com o sono e, enfim, conseguirem o descanso necessário após mais uma jornada.
Inúmeras alternativas podem explicar essa condição, portanto uma avaliação médica é sempre a melhor das opções na busca pela identificação e resolução dos problemas para dormir. Além disso, há possibilidade de que os maus hábitos estejam influenciando diretamente qualidade do sono ou causando dificuldades para dormir.
Os bons hábitos vão muito além do exato momento de se deitar sobre o colchão para recarregar as energias, uma das ações que podem trazer resultado é focar na boa alimentação, tomando mais cuidado com alguns alimentos, principalmente no período da noite:
Cafeína
Quase sempre destaque nas listas de alimentos potencialmente prejudiciais ao sono, não está presente apenas no café, também é encontrada no chá mate, chá verde, alguns refrigerantes, bebidas energéticas, entre outros. A cafeína pode ser uma vilã em todo o processo de chegada e instalação do sono, afetando até mesmo a duração, especialmente quando ingerida à noite.
Como um estimulante natural, ela tende a nos manter alertas, porém o seu consumo pode bloquear os receptores da adenosina, um dos “hormônios do sono”.
Outro ponto de atenção é o ciclo circadiano, o relógio biológico que regula as nossas 24h do dia, isto é, o ritmo de sono e alimentação, por exemplo, e que pode ser afetado pela cafeína, uma vez que o padrão de descanso é alterado, como estar acordado à noite e com sono de dia.
Açúcar
A glicose tem papel fundamental na geração de energia para o corpo, em especial para o cérebro, porém precisa de controle, e a insulina surge para dar esse equilíbrio. O consumo desequilibrado de açúcar é capaz de causar grandes problemas de saúde, como diabetes e obesidade, sem falar que o açúcar processado perde seus nutrientes na ação de refinamento, desta forma, o indicado é substituí-lo por opções mais saudáveis, como o mascavo.
E por que pode afetar o sono?
Na queda brusca de glicose, um dos hormônios liberados pelo corpo é a adrenalina, que faz o corpo entrar em estado de alerta, o que vai influenciar o sono. Portanto, alimentação balanceada e bem assistida é primordial.
Gordurosos
Os hábitos ruins de sono, como dormir pouco, vão impactar diversos outros aspectos da saúde, pois o descanso é fundamental para o corpo, e a falta dele pode trazer consequências até mesmo para o cérebro.
Existem estudos que fazem uma correlação entre insônia e obesidade, outro ponto que precisa ser levado em conta é a hora de se alimentar: a ingestão de alimentos pesados demanda uma digestão mais trabalhosa, por isso é sempre indicado não comer tão perto do momento de dormir e dar preferência às dietas mais leves, que nutram e ao mesmo tempo ajudem a não impactar esse momento tão importante do dia.
O app Atma está disponível para Android / iOS e tem meditações e músicas para controle de estresse e ansiedade, aumento do foco, autoconhecimento e dormir melhor.