Nesta quinta-feira (20) às 17h51 começa oficialmente o inverno no Brasil. A estação mais fria do ano é também uma boa hora para fazer procedimentos estéticos, já que ficamos menos expostos ao sol. Além do mais, as baixas temperaturas ajudam a amenizar as dores e possíveis desconfortos causados pelos tratamentos.
Isso sem falar que alguns procedimentos demoram de 4 a 6 meses para apresentar resultados, logo, ao realizá-lo no inverno, ele ficará mais evidente no verão. O Terra Você conversou com o biomédico Thiago Martins e com a médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia na Duoderma, Trícia Simões, para entender quais são os melhores tratamentos estéticos para serem realizados nesta época do ano.
Peelings Químicos
O biomédico Thiago Martins sugere a realização de peelings químicos. "Especialmente os de média e alta profundidade, removem camadas da pele, o que aumenta a sensibilidade à luz solar. O inverno, com menor incidência de radiação UV, reduz o risco de hiperpigmentação pós-procedimento", diz o profissional.
Seu tempo de recuperação varia de acordo com a profundidade do peeling, podendo ser de 7 a 14 dias para peelings médios e até 3 semanas para peelings profundos.
Depilação a Laser
Requer que o paciente não esteja bronzeado e que não tenha tido exposição solar recente. "Após o procedimento, é crucial evitar a exposição ao sol por pelo menos 15 dias", indica a dermatologista Trícia Simões.
Laser CO2 Fracionado
Segundo o biomédico Thiago Martins, o laser fracionado promove uma renovação intensa da pele, sendo ideal para tratar cicatrizes, rugas e manchas. A recuperação exige proteção rigorosa contra a radiação solar, tornando o inverno a melhor época para sua realização.
O tempo de recuperação varia entre 5 e 7 dias inicialmente, com a pele retornando ao aspecto normal em até 4 semanas.
Laser Ablativo (CO2)
Este laser destrói a camada superficial da pele e é utilizado para tratar cicatrizes de acne, rugas e flacidez. O período de cicatrização varia de 7 a 10 dias, durante o qual a exposição solar deve ser completamente evitada.
Microagulhamento
O procedimento estimula a produção de colágeno, tratando cicatrizes de acne, rugas e linhas finas e a baixa exposição ao sol durante o inverno diminui os riscos de complicações pós-procedimento. A recuperação acontece de 3 a 5 dias inicialmente, com a pele voltando ao normal em até 2 semanas.
Tratamentos com Ácido Hialurônico e Toxina Botulínica
O inverno é uma boa hora para aplicar toxina botulínica! Ele facilita a recuperação de eventuais hematomas e inchaços, pois a exposição ao sol pode agravar esses efeitos.
Luz Pulsada
Utilizada para tratar sardas, manchas e olheiras. Após o tratamento, a 4. Procedimentos Corporais.
E, então, já escolheu qual vai ser o tratamento estético da vez?