Ironman: Luis Ohde revela 4 dicas para manter o alto rendimento

O profissional de 29 anos também trabalha questões motivacionais com os seus seguidores

27 abr 2023 - 17h00

Ironman é uma prova criada pelos militares estadunidenses no fim da década de 70 e que junta três modalidades: natação, corrida e ciclismo. Ou seja, circuito que exige resistência do competidor. Esse detalhe causa receio até para quem demonstra simpatia por esse esporte. Então, quer detonar no Ironman? Confira 4 dicas de Luis Ohde, atleta que esteve 7 vezes no top10 da competição, para ser um atleta de alto rendimento.

Luis Ohde em ação no Ironman.
Luis Ohde em ação no Ironman.
Foto: Rafael Farnezi / Sport Life

O conjunto de ajudas de Luís Ohde para a sua boa prova de Ironman

Intimidade com o corpo

"Acredito que a principal característica de todo atleta de alto rendimento é conhecer o seu próprio corpo, saber a hora certa de descansar, treinar mais forte e treinar leve. Atletas que não conhecem a si próprios não costumam ter uma longevidade no alto rendimento", disse Luis com exclusividade para o Sport Life.

Publicidade

Sono e alimentação

Esses itens são essenciais quando se propõe a esse tipo de desafio. O sono regular e a alimentação balanceada influenciam na hora do rendimento sonhado dentro das pistas e águas.

"Principal pilar de recuperação no alto rendimento é dormir bem para dar o combustível certo na hora certa para o corpo. Já é provado em estudos que quantidade e qualidade de sono é a forma mais eficiente de recuperação entre uma sessão e outra de treinos", detalhou Ohde.

Confiança

"Relacionamento e confiança com as pessoas que estão junto com você no processo: família, amigos e técnicos. O treinamento por si neste tipo de competição já é extremamente estressante para o corpo e cabeça. Todos devem estar alinhados com o propósito e tornar isso o mais leve e divertido possível", argumentou o profissional.

Dedicação

Ironman não permite espaço para qualquer pessoa, isto é, dedique-se e esteja sempre aberto para qualquer elogio ou crítica construtiva. A luta pela excelência deve ser constante, mesmo com algumas dificuldades.

Publicidade

"Alto rendimento não tem espaço para amadorismo. Por isso, todo atleta que briga pelo pódio precisa saber o que está fazendo e o porquê. A ciência por trás do treinamento é muito complexa e não ter um planejamento com base nisso não gera resultados aleatórios", destacou.

Quem é ele?

Luis Ohde fez parte por sete vezes do Top 10 do Ironman e mantém o projeto "Against the clock", cuja proposta é o foco no alto rendimento de atletas amadores. Além disso, paralelamente, investe em conteúdos educativos nas redes sociais com objetivo de performance para aspirantes do esporte.

"Não quero passar somente um discurso raso de motivação, mas sim a realidade de um esporte e que seja feito da maneira certa. Pois, assim não precisará que eu motive e a pessoa fará isso por si própria", concluiu Luis Ohde.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações