João Guilherme, de 22 anos, alterou o formato e a cor das lentes que usa nos dentes. O ator, que viralizou após usar um lenço no Rock in Rio, optou por “escurecer” as facetas em busca de um sorriso mais natural.
“Ele já usava lentes há algum tempo, mas nos procurou devido a um dente incisivo lateral que estava desproporcional. Além disso, queria uma estética mais natural. Fizemos alterações no formato e na cor”, informou o dentista responsável pelo procedimento.
O profissional ainda contou que 12 lentes foram instaladas na arcada superior do namorado de Bruna Marquezine. “Escolhendo a tonalidade B1 da escala Vita. O resultado é simplesmente fantástico”, escreveu o dentista.
Procedimento ainda não é comum
Em entrevista ao Terra Você, a cirurgiã dentista, Ianara Pinho, conta que ainda não é comum que os pacientes peçam para escurecer as lentes em busca de um aspecto mais natural.
“A preferência entre a maioria das pessoas é por dentes mais claros, porém tem havido uma tendência crescente em se fazer determinados detalhes na ‘maquiagem’ das lentes de contato dentais para conferir maior naturalidade a elas”, diz a dentista.
De acordo com Ianara, os principais fatores que determinam a escolha da tonalidade das lentes dentárias vão desde tom de pele, até a idade e a própria vontade do paciente.
“Sabemos que pessoas com mais idade, têm uma tendência maior a ter os dentes em tons mais amarelados. Outro aspecto importante é o contraste com a pele, pessoas com mais pigmentação na pele tem uma tendência a ter dentes com o aspecto mais branco. Todos esses fatores são explicados aos pacientes no momento da escolha da cor das lentes de contato dentais”, conta a profissional.
Outro ponto destacado pela dentista é estar atento à coloração dos dentes da arcada oposta, caso o paciente opte por fazer as lentes em apenas uma das arcadas.
“Esse aspecto é importante, a fim de que os dentes superiores e inferiores não tenham um contraste tão significativo entre eles, trazendo um aspecto artificial”, pontua.
Lentes mais escuras não são menos resistentes
Diferente do que possa parecer, a cor das lentes não interfere na qualidade ou na durabilidade delas. A escolha de tonalidade é, na verdade, um dos aspectos de maior flexibilidade na confecção das lentes.
A dentista explica que uma das formas de se escurecer as lentes é escolher o tom da porcelana antes das lentes serem enviadas ao laboratório. Além disso, o protético pode fazer detalhes anatômicos e uma ‘maquiagem’ que imita os dentes naturais.
“Lentes com tons levemente mais amarelados e detalhes anatômicos, tornam o sorriso muito mais harmônico e natural”, indica a especialista.