Lesões em corredores de rua: como evitar problemas comuns

Dores e incômodos constantes podem ser um alerta do seu organismo

27 jul 2023 - 08h02
(atualizado às 17h37)

A corrida está entre as modalidades que atraem muitos adeptos diariamente. Afinal, basta ter um tênis adequado, estar em dia com a saúde, selecionar a roupa correta e ir praticar. No entanto, como toda prática esportiva ainda ela também oferece alguns riscos quando não praticada de maneira correta. Dessa maneira, separamos algumas das principais lesões em corredores de rua e como evitar esses problemas. Confira:

Lesões em corredores de rua - Shutterstock
Lesões em corredores de rua - Shutterstock
Foto: Sport Life

Principais lesões em corredores de rua

"O impacto, a biomecânica, o terreno onde se realiza, a forma física e saúde geral dos praticantes são pontos que podem trazer situações adversas, como lesões articulares, lesões musculares, possibilidades de problemas cardíacos e etc", respondeu com exclusividade para o Sport Life o especialista em treinamentos de corrida da Cia Athletica Bruno Freitas.

Publicidade

Geralmente, essas situações adversas ocorrem devido a prática desatenta ou desinformada de uma maioria de corredores. Além disso, se esse exercício físico não estiver bem programado, proporciona a diminuição do volume muscular, o que acarreta sérios prejuízos para a saúde.

"Tenha um corpo cada vez mais preparado para correr. A corrida de rua agride principalmente tornozelos, joelhos, quadris e coluna. Lembrando que a alimentação correta é de suma importância", completou Bruno.

O que um corredor deve fazer para se prevenir de lesões?

Além da dieta leve, com hidratação adequada e treinos bem elaborados, a musculação atua na prevenção de lesões. O motivo é que essa proposta de fortalecimento muscular faz com que as articulações, tendões, ligamentos e ossos estejam seguros em um circuito.

"Outro fator importante do ingresso na musculação é pelo fato de que as atividades cardiorrespiratórias pela sua demanda em grande parte aeróbica, se não aliadas a uma dieta ideal, proporcionam a diminuição do volume muscular, o que está ligado a muitos quadros patológicos", destacou Freitas.

Publicidade

Assim, a musculação feita de maneira correta gera a melhora no condicionamento físico, impacta na melhora da performance na corrida já que um músculo preparado pode oferecer uma performance melhor quando solicitado.

"Realizando a musculação em conjunto com um plano de treino bem elaborado, minimiza-se essa possibilidade (quadros patológicos). Um ótimo passo a ser dado antes ou durante os treinos de corrida é a iniciação na musculação", afirmou o profissional.

Quais são os outros impactos da musculação para um corredor?

"Outro ponto a ser observado é que a musculação pelo aumento da massa muscular faz com que seu corpo possa produzir movimentos melhores em diversas funções. O seu impulso aumenta, você melhora sua velocidade e com uma musculatura mais forte seu corpo se torna mais resistente. O músculo melhor preparado se fadiga mais lentamente, sua postura se torna melhor, o controle da respiração fica facilitado e seu coração trabalha de forma mais organizada", concluiu Bruno Freitas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se