O inchaço no rosto de Stenio Garcia gerou uma série de piadas e críticas à harmonização facial feita pelo ator. Mas, de acordo com a esposa dele, a também atriz Mari Saade, isso nada tem a ver com o procedimento estético, na verdade foram seis intervenções, que o artista fez há cerca de 10 dias.
"Estão fazendo maldade", destaca Mari em entrevista ao Terra. "Ele está inchado não pela harmonização, e sim porque pinçou o nervo ciático e está tomando cortisona", informa, acrescentando que o problema não foi grave.
Por ora, o ator está sendo medicado - razão apontada para o inchaço - e não tem feito exercícios para se recuperar. Cheio de disposição, aos 91 anos, Stenio ficou com a pele do rosto caída "de tanto exercício físico", conta a esposa. Por isso, ele recorreu à harmonização facial.
Em entrevista à coluna de Patricia Kogut, o ator também acrescentou que foi movido por questões profissionais. "Acha que eu fiz para ficar bonito? Fiz para voltar para o mercado de trabalho. (...) Saudade da TV a gente tem. Não quero me aposentar", ressaltou.
Após o procedimento - que, a despeito das críticas, foi aprovado por ele -, Stenio diz se sentir com menos de 15 anos. Outros ganhos destacados foram mais qualidade de vida e de trabalho.
Na TV, seu último papel foi em 2021, na série "Filha de Eva", da TV Globo. Atualmente, o ator avalia duas propostas para o teatro.
Quais os procedimentos feitos por Stenio?
O inchaço no rosto de Stenio Garcia, na terça-feira (13), também surpreendeu a equipe responsável pela harmonização. Mariana Avallone, cirurgiã-dentista harmonizadora, reconhece que o procedimento incha a face - que só deve chegar à forma esperada após 60 dias. Mas nada como o ator apareceu no programa "Fofocalizando".
Com isso, Mariana e sua sócia, Camila Avallone, destacam o verdadeiro resultado do procedimento. Na página da clínica "Espelho, Espelho Meu", no Instagram, elas exibem o rosto de Stenio pós-harmonização. Como era de se esperar, o inchaço é bem menor do que o mostrado na televisão.
"O caso dele seriam várias sessões, só que a gente fez ali um se vira nos 30 em 10 dias pra apresentar na TV", explica a profissional para reportagem.
Em uma semana, o ator fez diversos procedimentos: botox, preenchimento de mandíbula e malar, tratamento de traços como “bigode chinês”, “marionete” e olheiras e técnica de endolaser no pescoço. A estimativa é de que Stenio retorne à clínica dentro de um mês para fazer retoques.
Autoestima no ambiente profissional
A motivação profissional citada pelo ator não é isolada. A dermatologista Ligia Colucci avalia que os homens, diferente das mulheres, não costumam buscar tratamentos estéticos pela beleza.
Para eles, o maior impulsionador é o mercado de trabalho. "Quando você está com a pele bem tratada ou você trata alguma coisa que te incomoda no rosto, como um queixo pequeno, uma falta de contorno, você se sente mais empoderado", defendeu, em entrevista anterior ao Terra.
Ligia é uma das responsáveis pelo relatório "O Futuro da Estética", da Allergan Aesthetics. O documento indica crescimento do público masculino nesse mercado.
De acordo com a médica, na América Latina, os homens costumam buscar por procedimentos para deixar a mandíbula marcada, tratar queda de cabelo, traços de expressão e o excesso de suor que deixa a famosa marca de "pizza" nas camisas.