Máscaras faciais: saiba como escolher a mais eficaz para você

Especialistas dão dicas gerais e específicas de cada idade e tipo de pele para escolher as melhores máscaras faciais do mercado

17 jun 2024 - 15h21
(atualizado em 18/6/2024 às 00h44)
Saiba como escolher boas máscaras faciais
Saiba como escolher boas máscaras faciais
Foto: Shutterstock / Alto Astral

As máscaras faciais já entraram na rotina de skincare de muitas pessoas, trazendo benefícios para todos os tipos de pele, especialmente no quesito hidratação. Segundo a Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), até peles oleosas necessitam ser hidratadas, mesmo que com substâncias menos poderosas nesse sentido.

Porém, como escolher as melhores máscaras faciais do mercado? Afinal, há vários tipos delas atualmente. "Algumas máscaras atuam limpando a pele, outras hidratam, outras auxiliam o tratamento anti aging, provocando uma renovação. Há também máscaras com efeito tensor e efeito lifting temporários", detalha a especialista. 

Publicidade

Vale lembrar que, para começar a usar esses produtos, é preciso sempre ter a indicação de um dermatologista, tanto sobre a necessidade do uso quanto à sua frequência e ao tipo de máscara que mais se adequa ao seu caso. Entretanto, algumas dicas mais gerais podem sim já te ajudar a saber qual tipo pode ser melhor para você.

Dicas sobre como escolher máscaras faciais

Primeiramente, a Dra. Fernanda Aragão, dermatologista da AClinic, de Belo Horizonte (MG), recomenda não usar máscaras caseiras. "Elas têm maior risco de irritação e contaminação", explica. Além disso, é preciso buscar bem por aquelas que proporcionam os benefícios que você está buscando e pesquisar para saber se elas realmente cumprem isso.

Isso sem contar que, dependendo da sua idade ou tipo de pele, pode ser necessário tomar alguns cuidados extras. Adolescentes e pessoas com pele oleosa, por exemplo, devem ter cuidado com alguns produtos. "Esses indivíduos precisam evitar produtos que possam aumentar o surgimento de cravos e espinhas", alerta Dra. Fernanda.

Já para os idosos ou pessoas com pele sensível, ela destaca que é preciso se atentar para possíveis alergias e irritações. O melhor é evitar usar produtos que tenham mais possibilidade de causar isso e parar imediatamente se surgir algum sinal.

Publicidade

Ainda sobre os tipos de pele, o Dr. Franklin Veríssimo comenta que cada tipo de máscaras faciais vai beneficiar mais um deles. "Para peles oleosas, as máscaras de argila são excelentes: ajudam a controlar a oleosidade, higienizam profundamente e diminuem o aspecto dos poros dilatados", diz ele, que é médico especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP.

Peles secas, por sua vez, precisam de ativos que proporcionem uma hidratação mais profunda, como o ácido hialurônico. "Para peles normais, as máscaras com ação detox e ricas em antioxidantes revigoram a pele e atuam prevenindo o envelhecimento", complementa.

Por fim, o médico relembra que o ideal é sempre buscar a opinião de um especialista sobre quais máscaras faciais serão as melhores para você especificamente.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se