Agência brasileira transformará com IA modelos reais em avatares

25 abr 2025 - 17h58

O futuro chegou a galope. Ou melhor, em bytes. Com previsão de estreia até o final desse semestre, a Joy IA vai transformar modelos reais em avatares digitais, mas à imagem e semelhança dos agenciados de verdade. Trata-se de um empreendimento da Joy Management, que transformará todos os seus modelos em opções digitais, com ajuda da Inteligência Artificial.

Modelo Ana Jorge em retrato IA
Modelo Ana Jorge em retrato IA
Foto: Joy IA/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

A ideia é propiciar que os agenciados atendam trabalhos e clientes em datas ou países que, presencialmente, não seriam possíveis. Tudo digitalmente. "O licenciamento da imagem digital em formato avatar seguirá a base real de dados e medidas de pessoas reais, para aplicação em campanhas, capas, editoriais e produções visuais, como no recente caso anunciado pela gigante grife H&M, que lançou campanha estrelada por avatares de modelos reais", diz o material sobre o projeto, divulgado pela Joy Management, dos empresários Liliana Gomes e Marcelo Fonseca.

Publicidade
Ana Jorge para a Balmain (esquerda) e em retrato de IA (Fotos: Reprodução/Instagram/Joy IA/Divulgação)
Foto: Elas no Tapete Vermelho

A Joy IA seria, então a primeira plataforma de licenciamento de avatares de humanos para campanhas publicitárias, unindo moda e tecnologia. "A estratégia é impulsionar a atuação dos modelos humanos a novos formatos e mercados", acrescenta o material. A empreitada da Joy Management tem a coordenação do agentes de modelos Fernando Herbert.

Liliana Gomes e Jacques Dequeker em imagens criadas por IA
Foto: Joy IA/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

O trabalho de transformação dos modelos em avatares ficará a cargo do fotógrafo e diretor audiovisual e artista IA Jacques Dequeker, que desde 2020 dedica-se à criação de avatares e à exploração do mundo digital, colecionando trabalhos para grifes como Chanel, Dior e Louis Vuitton.O elenco da JOY, de new faces até estrelas, será lançado na versão avatar no site joymgmt.com, com direito a book virtual IA, transformando a dinâmica como marcas e talentos atuam no mercado digital.

Como o projeto é novo, ainda não se chegou a uma conclusão sobre a remuneração dos modelos. De qualquer forma, sabe-se que, geralmente, o cachê convencional é 30% referente à diária do trabalho presencial em si e os demais 70% são referentes a direitos de uso de imagem. É esperar para ver até que ponto a IA vai chegar, sendo levada pelas mãos dos humanos.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se