Já imaginou ter, à sua disposição, milhares de pares de tênis de marcas como Adidas, Vans, Nike, Puma, Gucci, Converse e Louis Vuitton? Pois esta é a vida do CEO da JVMC Participações, Rodrigo Clemente, que tem uma coleção de sneakers avaliada em R$ 60 milhões.
Os calçados ficam dentro de um grande closet no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. Ele não se designa um "sneakerhead", e sim como colecionador de calçados.
"Muitas vezes os sneakerheads se resumem a fãs de alguns tênis específicos, como as peças desenvolvidas por Kanye West para a Adidas. Mas essas pessoas provavelmente não conhecem, por exemplo, a trajetória de Pharrell Williams, que não começou agora na moda, até substituir Virgil Abloh na Louis Vuitton. Há muita história para contar, e esse mercado é magnífico", disse o empresário em entrevista à Revista Exame.
Rodrigo possui mais de 8.700 pares de tênis e, até o fim do ano, pretende alcançar a casa dos 9 mil. Ele conta que a vontade de criar uma coleção surgiu em 2017, quando foi doar um par do modelo Dream Team, da Nike, e descobriu que a peça custava mais de 10 mil dólares. De lá pra cá, o acervo de Clemente cresceu em 14.900%.
Na entrevista, o empresário revelou que a compra dos tênis é feita por uma equipe de três pessoas no Brasil e amigos também o ajudam a completar o acervo. Em média, ele compra 250 pares por mês para a coleção.
Clemente revelou que, no momento, a marca que mais usa é a New Balance e que, no passado, durante a adolescência, chegou a pegar tênis emprestado de amigos para conseguir jogar basquete.
Seu acervo fica no mesmo prédio que seu escritório e, diariamente, o empresário visita a coleção para escolher o calçado do dia.
"Eu tenho os tênis para usar. A minha história é repleta de conquistas e paixão por tênis. Tudo aquilo que você tem em demasia vem de alguma frustração lá de trás. E hoje transformei o meu hobby em um negócio. Quero que as pessoas possam vir ao museu e cultuar os sneakers", adiciona Rodrigo que quer transformar o lugar em um 'santuário dos sneakers'".
Esta não é e nem será o primeiro investimento do empresário para divulgar sua coleção. Neste ano ele realizou o Festival SneakerX, evento em que realizou a venda e o leilão de edições limitadas de tênis. Segundo a Exame, o encontro arrecadou mais de R$ 500 mil.