Além de funcionais, eles têm status fashion. Portanto, podem transformar o visual. Em meio a tantas opções disponíveis nas lojas, é como surgirem dúvidas. Para facilitar o processo, que tal conferir algumas dicas de como escolher o modelo de óculos?
Como escolher óculos?
Analisar o formato do rosto pode auxiliar no processo. Por exemplo, lentes mais quadradas podem reduzir o efeito redondo do rosto. Já o rosto quadrado pode se beneficiar com modelos arredondados. O rosto oval é conhecido por ser mais democrático, porque costuma combinar facilmente com peças variadas.
Mas é importante dizer que não existem regras. Você pode e deve usar o que representa seu estilo pessoal. "Em função da quantidade de derivação dos modelos (oval, redondo, quadrado e retangular), o ótico escolhe de acordo com o desejo de cada cliente e que fique harmonioso em seu rosto", explicou o mestre ótico Claudio Salerno, da Profótica.
Afinal, como se certificar de que o modelo escolhido é o melhor? "É necessário unir três fatores: técnica, estética e desejo. Por isso, é fundamental a assessoria de um profissional capaz de detectar o melhor tipo e espessura de lente e armação ideal para cada graduação, por meio da mediação da Distância Naso Pupilar (DNP) e de retração", completou.
A exclusão pode ser feita a partir de respostas positivas para os seguintes tópicos: óculos não centralizados no rosto; armação apoiada na bochecha; sobrancelha completamente dentro da armação; rosto amplamente encoberto pelos óculos; e medida Distância Naso-Pupilar (DNP) equivocada.
Óculos de grau
Se você usa óculos de grau, que tal saber o que estará em alta em 2025? "As armações finas e metais maiores. Os modelos retrô, inspirados nos anos 60 e 70, trazendo muita personalidade ao visual, desde os redondos aos quadrados", informou Salerno.
A lista também conta com armações translúcidas, levemente coloridas. "Para as morenas e pretas, armações nas seguintes cores: amarelo, pastéis, vermelho e
laranja. Para as loiras, armações em tons de verde, azul e cristal", indicou.
Óculos de sol
Em 2025, pode-se esperar óculos de sol grandes com hastes largas, que chamam atenção. Estarão em alta também as lentes cosméticas, que são mais claras em todas as cores, podendo ser usadas de manhã, à tarde e até à noite.
"Outra tendência é a armação translúcida e cristal, dando uma aparência mais leve e com cores ideais para o verão, minimalistas, metalizadas nas cores cobre ou dourado.
Os retangulares também marcarão presença, garantindo um visual mais discreto e
sofisticado", finalizou o mestre ótico.