Uma tendência no TikTok está se tornando viral em todo mundo: é a “underconsumption core”, ou núcleo de subconsumo, em tradução livre. A trend incentiva o consumo prolongado dos seus itens de moda e beleza, evitando gastos desnecessários.
Apesar de muitas pessoas já reaproveitarem e reutilizarem produtos, roupas e itens domésticos, a novidade é que essa ideologia está conquistando mais públicos, sendo apresentada como uma tendência nas redes sociais.
A hashtag do "underconsumption core" ainda ajuda as pessoas a encontrarem novas funcionalidades para itens que elas já possuem, apreciar as roupas e produtos de beleza que elas já tem e até mesmo encontrar grupos de compra e venda de itens de segunda mão.
“Isso vai contra a cultura consumista dominante, assim como a cultura influenciadora dominante de estilo de vida que tem se consolidado desde os anos 2000 até 2010. De certa forma, é uma volta às origens, ou uma celebração do consumidor moderno e como ele tem vivido, o que normalmente é mais sustentável do que o que está sendo promovido por aí”, disse Isaias Hernandez, ambientalista e criador do QueerBrownVegan, à Teen Vogue.