A grife Lizzi foi criada na França, mas tem os dois pés no Brasil. Primeiro porque a estilista é a baiana Lisyane Arize e também porque as roupas são fabricadas por aqui. O fruto desta mistura foi mostrado na passarela da 15ª edição do Dragão Fashion Brasil, semana de moda cearense, na noite desta sexta-feira (25), em Fortaleza.
Apesar do forte calor na capital do Ceará, a marca exibiu aqui a coleção inverno 2015, isso porque o maior público da grife está na Europa e principalmente na França. "Há três anos fui para Paris fazer pesquisa de moda e surgiu o convite da marca, então fico entre os dois países, por isso a grife é considerada franco-brasileira", explicou a estilista em entrevista exclusiva ao Terra.
A coleção, batizada de A Cidade Perversa, mistura influências do rock do século 20, com a história da francesa Maria Antonieta e a cultura do Bumba-meu-boi, do Maranhão. O resultado destas inspirações foram peças pesadas feitas de tweed com ombros marcados, pescoço coberto, mas de tamanhos curtos, o que chamou o uso de meia-calças coloridas. "Coloquei o tweed mais na parte de cima porque com as pernas de fora e mais leveza embaixo fica mais fácil de usar no Brasil", explicou a estilista, que pretende divulgar mais a marca por aqui. Além do tecido pesado, alguns vestidos em cetim também apareceram.
O preto é destaque absoluto na cartela de cores, seja aparecendo como protagonista ou como detalhe em todas as peças, com exceção de dois vestidos brancos que encerraram o desfile. Dois tons de verde e cinza fecham a cartela de cores. Os bordados em vidrilhos formavam franjas desde as mangas até os decotes e são referência da tradição cultural maranhense. Outro detalhe são os sapatos masculinos usados pelas modelos e que trazem mais um significado atual do que uma composição dos looks. "A mulher está sempre buscando alguma coisa, mas sempre quer se afirmar pelo salto e eu tento desconstruir isso", comentou Lisyane.
Dragão Fashion Brasil
A 15ª edição do Dragão Fashion Brasil acontece entre os dias 23 e 27 de abril, em Fortaleza, no Ceará. Com o tema “A moda move o mundo”, o evento é a maior semana de moda do nordeste e reúne tendências regionais e internacionais. A programação oferece 41 desfiles, além de workshops, oficinas e palestras. Entre os nomes consagrados que pisarão na passarela estão Lino Villaventura, Ivan Aguilar e Make B. Todos os desfiles do Dragão Fashion Brasil serão transmitidos na íntegra pelo Terra.