Tomar banho de sol de topless era algo comum na Europa, no entanto, de acordo com a edição francesa da Elle, as mulheres estão cada vez menos liberais quando o assunto é roupa de banho. Ainda segundo a publicação, o topless já é raro até mesmo na Riviera Francesa, conhecida justamente por atrair banhistas menos envergonhadas. As informações são do site do jornal britânico The Independent.
A Elle explica, no entanto, que a principal razão para que as mulherem parem de exibir os seios na praia é o aumento da preocupação com a saúde: as campanhas de conscientização sobre o câncer de pele e os danos causados pelos raios UV tornaram as banhistas mais atentas aos cuidados com o sol.
As mulheres também estariam incomodadas com a percepção "pornográfica" que o topless pode gerar, que foi reforçada depois que Kate Middleton foi crucificada ao ser fotografada com os seios à mostra em um momento de lazer. O terceiro motivo para o aumento da impopularidade do topless seria o ativismo, principalmente por parte das mulheres do Femen, que usam seios nus para atrair atenção por diversas causas.
De acordo com o jornal espanhol El País, a Elle fez uma verdadeira matéria investigativa sobre o tema e, por meio de uma pesquisa, comprovou que atualmente somente 2% das mulheres com menos de 35 anos apostam no topless. O jornal britânico The Guardian, por sua vez, lembra de uma recente campanha que encoraja as mulheres a fazerem topless para acabar com o estigma em torno de seus corpos. A revista Elle ressaltou que o topless era visto como uma nova forma de liberdade entre as mulheres na década de 60.