Daniela Braga tem 22 anos, está há dois anos e meio na carreira e pisará nesta terça-feira (2), em Londres, numa passarela que qualquer modelo sonha em subir: a da Victoria’s Secret. Estará ao lado de outras brasileiras, como Adriana Lima e Alessandra Ambrosio, que vestirão os sutiãs que custam R$ 5 milhões cada; além de Laís Ribeiro, Barbara Fialho e Izabel Goulart. Ela ainda não é angel, mas com a boca carnuda, a pele morena e olhos cor de mel, tem todos os requisitos para envergar uma asa da famosa marca de lingerie americana.
Genética boa também a ajuda a deixar o corpaço de 1,80 m (82 cm de busto, 50 cm de cintura e 86 cm de quadril) em cima para o grande dia. Mas não dispensa exercícios de musculação e natação e tirou alguns itens da alimentação. A garota também gosta de publicar vídeos de 15 segundo no Instagram mostrando seu treino, que é nada fácil para quem não está acostumada.
A ex-caixa de farmácia de Taboão da Serra, em São Paulo, que gosta de música sertaneja, como a dupla Jorge e Mateus, resolveu ligar para um dos inúmeros cartões de agências e olheiros que recebia quando exercia seu trabalho, e apostou firme e forte na carreira. Deixou os estudos, recebeu o apoio da família e a admiração de pessoas como Ricardo Tisci, estilista da Givenchy. De lá para cá, desfilou no Brasil e fora, mudou-se para Nova York, fez campanhas, estrelou capas e editoriais de revistas de moda.
Às vésperas de mais um desafio, Daniela revela em entrevista exclusiva ao Terra , por email, seus segredos para não fazer feio (como se isso fosse possível) no palco armado em Londres, com a presença de 1,2 mil pessoas na plateia e shows de Taylor Swift e Ariana Grande.
Terra - Há quanto tempo soube que ia desfilar para a Victoria´s Secret?
Daniela Braga - Fiz o teste e no mesmo dia, à noite, fiquei sabendo do resultado.
O que veio à cabeça assim que recebeu a notícia? O que estava fazendo? Para quem ligou?
Estava voltando ao Brasil para participar do SPFW quando recebi a notícia. Imediatamente liguei para minha agência-mãe no Brasil, a Elo Management, e para minha família. Eles me apoiaram desde o começo e eu sabia que compartilhariam desse momento comigo com a mesma emoção que senti.
Fez alguma preparação especial para participar do casting?
Estava fazendo meus exercícios de costume, nada fora do normal.
E o que mudou na preparação para o desfile em relação a alimentação e exercícios físicos?
Tenho uma genética muito boa e emagreço com facilidade. Cortei doces e gorduras do cardápio e estou pegando firme nos exercícios para definir minhas curvas. Pratico natação e musculação.
Alguns dias antes do desfile, o que mudou em sua preparação?
Não tenho muito segredo, evito beber líquidos uma hora antes do show e pouco antes de entrar na passarela faço agachamentos. Mas estou bem focada nos meus treinos, então estou bem tranquila com meu corpo.
Modelo viaja muito e cada dia está em um lugar diferente. Como faz para manter a rotina física e alimentar assim?
Realmente é muito difícil, mas como a minha alimentação é balanceada consigo comer de forma saudável em qualquer lugar que esteja. Como bastante peixe, frango e amo salada. A maioria dos hotéis em que fico tem academia. Então posso fazer meus exercícios. Até mesmo quando não tem, consigo dar uma alongada no próprio quarto.
Você era caixa de farmácia. Como tomou a decisão de modelar?
Por estar no caixa, todos que entravam na farmácia tinham que passar por mim. E eu sempre fui alta e magra. Por conta disso, recebia várias propostas. Tenho uma coleção de cartões de agências, scouter, eventos... Até que um dia meu pai disse que já que eu era formada estava trabalhando e fazendo a minha faculdade de RH (Recursos Humanos), eu deveria tentar, por que não iria "perder" nada. Até que liguei para o número de um dos cartões que tinha guardado um ano antes e resolvi tentar. A pessoa me levou em várias agências de São Paulo, selecionamos algumas e, por fim, decidi em qual eu ficaria, onde estou até hoje, a Elo Management.
Como seu namorado encara sua vida agitada?
Eu estou namorando há dois anos. Ele é brasileiro e mora no Brasil, nos conhecemos em NY e desde o inicio já sabíamos como seria. Sou uma pessoa muito tranquila e ele também, então nos entendemos. Ele viaja muito para NY e Paris, então nos vemos com frequência. Ele me apoia em todas as minhas decisões e eu posso contar com ele para tudo.
Tem algum medo de dividir as passarelas com as “angels”? Tem amizade com algumas?
Medo não, e nem tenho motivos para ter. Elas são incríveis, superqueridas, conheço algumas e já trabalhei com outras. Estou bastante ansiosa para o show, pois é o mais aguardado do ano... haha!!
Quando decidiu ser modelo, imaginava que um dia desfilaria para a Victoria's Secret? Já tinha feito casting antes?
Ser modelo da Victoria's Secret é o sonho de quase todas as modelos. Meu primeiro trabalho em NY foi para eles, fiz vários catálogos e desfilar para eles sempre foi minha vontade. Então este ano eu consegui.
Acha que esse vai ser o desfile mais marcante de sua vida ou já teve outros tão ou mais importantes?
Acho que cada desfile é único e tem sua importância. Já desfilei para várias grifes que, de uma forma ou outra, marcaram minha vida e minha trajetória. Não é possível classificar um ou outro como mais ou menos importante. Além do mais, desfilar para certas marcas tem um valor muito pessoal para mim.
Fotos: Elo Management/Divulgação
Primeiro trabalho de Daniela Braga quando chegou a Nova York foi posar para o catálogo da Victoria´s Secret
Daniela Braga foi descoberta quando trabalhava como caixa de uma farmácia em Taboão da Serra, São Paulo
Top tem 22 anos e, apesar a genética, intensifica os treinos para acentuar as curvas do corpo
Agachamento antes de entrar na passarela é um dos segredos da modelo paulista
Quando começou a modelar, caiu nas graças de Ricardo Tisci, da Givenchy, para a qual desfilou com exclusividade e participou de campanhas
Qual modelo você seria? Faça o teste e descubra