Desde a adolescência, o sutiã é companheiro das mulheres. Não é possível precisar quando a peça surgiu, mas mosaicos romanos dos séculos 3 e 4 da era cristã já mostravam mulheres com uma faixa de tecido sobre os seios e, em 1914, a socialite americana Mary Phelps Jacob tornou famoso um modelo feito com lenços de seda, conseguindo a primeira patente no ano seguinte. De lá para cá, muita coisa mudou. Você sabia que uma pesquisa francesa afirma que os seios ficam mais firmes sem a lingerie? E que uma empresa japonesa criou um modelo que só pode ser aberto “pelo poder do verdadeiro amor”? Navegue pela galeria de fotos e confira 12 curiosidades sobre a peça:
1) Os seios ficam mais firmes sem sutiã, diz pesquisa da Universidade de Besançon, na França. Os cientistas concluíram que os músculos das mamas ficam mais rígidos sem apoio, o que faz com que eles demorem mais a se tornar flácidos. Além disso, não usar a peça preveniria dor nas costas.
2) A empresa japonesa de lingerie Ravijour criou um sutiã que só pode ser aberto “pelo poder do verdadeiro amor”. Como um cinto de castidade, só que para os seios, funciona por meio de sensores escondidos que detectam a frequência cardíaca da usuária. Quando os batimentos sobem muito, as molas do sutiã são abertas.
3) O sutiã pode ajudar a prevenir excesso de peso. Cientistas britânicos e americanos desenvolveram uma lingerie que indica alterações de humor que podem levar a comer por impulso. A peça conta com sensores que monitoram a atividade do coração e da pele. Os dados são analisados por um aplicativo de smartphone, que pode indicar quando a pessoa está mais propensa a comer por motivos emocionais e, então, dar conselhos para fugir da tentação, como fazer exercícios respiratórios para acalmar.
4) Em 2012, a empresa japonesa Triumph lançou um sutiã de gelo para refrescar o corpo. O Super Cool Bra conta com pacote de gel que deve ser colocado na geladeira por até duas horas antes de ser usado. O design é de pequenos aquários e ainda traz folhas de hortelã e um sino de vento entre os seios, que produziriam “fragrância e sons refrescantes”, segundo a marca.
5) Quase dois terços (64%) das mulheres em todo o mundo estão usando sutiãs do tamanho errado, segundo pesquisa feita pela Triumph International. A enquete avaliou 10 mil voluntárias e descobriu ainda que 29% delas compram modelos mesmo sabendo que não ficarão perfeitamente ajustados ao corpo, mas atraídas pela cor ou apelo sexual.
6) Você sabia que existe um sutiã facial? O Hourei Lift Bra foi criado para sustentar o rosto, como o sutiã faz com os seios. Trata-se de uma faixa de borracha que é colocada ao longo do rosto, logo abaixo das bochechas, e que ajudaria a esticar a pele. À venda na Japan Trend Shop por US$ 40 (cerca de R$ 96), promete suavizar marcas que aparecem quando o rosto se movimenta, como durante um sorriso. Uma série de exercícios é indicada pela empresa para turbinar os efeitos da máscara.
7) Conhece as máquinas que vendem refrigerantes, guloseimas e até livros? Agora, elas passaram a oferecer um novo produto: sutiãs. A novidade é da empresa japonesa de lingerie Wacoal. Segundo o jornal Huffington Post, o aparelho conta com modelos de vários tamanhos, embalados em sacos plásticos transparentes. O valor unitário é de US$ 30 (cerca de R$ 72). E como saber o tamanho certo sem a ajuda de um provador? O aparelho apresenta um gráfico com as dimensões dos bustos.
8) A marca japonesa Triumph é campeã em ideias inovadoras quando o assunto são os sutiãs. Em 2004, criou uma peça que se fecha como um globo e, quando aberta, se encaixa nos seios. O sutiã é feito de materias sustentáveis, como milho, papel reciclado e cânhamo.
9) Em 2005, a Triumph demosntrou seu apoio à ideia do primeiro-ministro de privatizar o serviço dos Correios e fez um espartilho com zíper e bolso para guardar cartas.
10) Este outro sutiã, desenvolvido em 2008, é feito com um painel solar que pode exibir mensagens, além de ter dispositivo para plugar o celular e também bolsas de plástico para armazenar bebidas e reduzir o número de latas de refrigerante usadas.
11) Para as mulheres desesperadas por um noivo, a empresa criou um sutiã que cronometra o tempo até o noivado. Nos mostradores, a mulher escolhe o tempo que deseja esperar e quando o prazo estourar ou quando for inserido um anel de noivado no recipiente, o sutiã toca a Marcha Nupcial.
12) Em 2002, a Triumph decidiu comemorar a Copa do Mundo com um sutiã temático.