Futebol, salto de acrílico e cores são destaque na Francal 2013

A feira reservou um espaço somente para expor os produtos oficiais que representaram o Brasil na Copa das Confederações

10 jul 2013 - 08h15
(atualizado às 11h20)

A Francal - Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios reúne as maiores empresas do setor no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de julho.

São mais de mil empresas calçadistas e de acessórios que expõe os produtos de suas coleções primavera-verão que devem ser encontrados nas lojas a partir de agosto. Segundo a organização, cerca de 60 mil pessoas (entre visitantes e profissionais do setor) devem circular pela 45 edição do evento até a próxima sexta-feira.

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<p>Fernando Pires criou modelo inspirado nas cores da bandeira brasileira</p>
Fernando Pires criou modelo inspirado nas cores da bandeira brasileira
Foto: Fernando Borges / Terra

E o setor também está em clima de futebol. Para o esporte, foi reservado um espaço somente para expor os produtos oficiais que representaram o Brasil na Copa das Confederações e que marcarão presença na Copa do Mundo de 2014. Camisetas, calçados, bolsas, mochilas e malas foram feitas em verde, amarelo, com estampas do mascote e também com as cores de outros países, como Alemanha e Inglaterra, por exemplo.

No restante da feira, os calçados trazem tendências como cores fortes e vibrantes, tanto  nos masculinos como nos femininos, assim como mistura das tonalidades, indo da cartela mais clara (candy crush) até os tons mais escuros. 

A mistura de culturas também é percebida nas peças, como as estampas e cores com tendências africanas, indígenas e europeias. A transparência nos calçados e bolsas está de volta, mas não só nas tiras, já que os saltos ganham poder com o acrílico. Além do básico preto, saltos coloridos também estarão presente na próxima estação.

Os desenhos em pedraria, aplicação de cravos, rebites e correntes de metal seguem em alta. Além dos tipos já conhecidos, os spikes ganham uma versão mais leve sendo aplicados da mesma cor da peça e com a ponta mais arredondada. 

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Salto de acrílico é uma das grandes tendências primavera/verão
Foto: Fernando Borges / Terra

Nas estampas, os florais grandes e as geométricas são o carro chefe da estação, principalmente nas bolsas. O já clássico animal print continua em alta. 

As bolsas-mochilas, que são levadas nas costas e eram muito usadas nos anos 90, estão de volta, agora com cores, estampas, tamanhos e formatos variados.

Para o público masculino, além das cores fortes, como amarelo, vermelho e verde, a tendência used traz a aparência de materiais desgatados para os pés. Bicos mais arredondados também ganham destaque, assim como sapatos com palmilhas grossas que dão ao homem o resultado parecido de um salto alto.

As crianças ganham versões mirins de tendências já conhecidas. Os sapatos modelo oxford vêm com força, assim como as candy colors e as estampas coloridas e em animal print. 

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Produtos sustentáveis, como uma sandália infantil feita com produtos reciclados, também vai estar nas lojas em breve. Nesta mesma linha, chinelos feitos com material biodegradável ganham ainda mais força  entre as tendências.

Outro destaque da Feira, foi o lançamento de bolsas femininnas da marca Mondaine. No mercado de relógios há 60 anos, a empresa criou 200 modelos de bolsas para a coleção primavera/verão 2014, que tem três tendências marcantes: o clássico, com influência minimalista e monocromática em tons preto, verde militar e off white; urbano, para o dia a dia, com presença de cores laranja e menta;  e moda, que reúne tendencias atuais, como as pop colors e os cortes em laser, outro ponto alto da estação. Confira as fotos de produtos na galeria.

Fonte: Terra
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