A Jacquemus, que em abril gerou debate ao transformar bolsas em carros e ônibus circulando pelas ruas de Paris, lançou mais uma jogada de marketing nesta semana. Publicou em seu instagram um vídeo em que uma bolsa gigante é inflada na baía de Villefranche-sur-Mer, no Var, na região conhecida como Côte D'Azur. "Nossa nova instalação de bolsa!", escreveu a grife na publicação, uma das queridinhas de famosas como Bruna Marquezine e Rafa Kalimann.
Os internautas destilaram críticas ao estilista que batiza a marca, principalmente em relação à poluição do mar e sobre o fato de usar couro ou plástico sobre a água. "Nem ai para o planeta 😓 e nem quero saber dos teus materiais, por baixo existe uma fauna e flora vivas, e você está matando algumas dessas pequenas coisas (mais úteis que as tuas malas para o futuro da humanidade)…", escreveu uma seguidora. "Ainda está poluindo, estou decepcionado com a sua falta de ética", completou outro. E mais: "O mundo está pegando fogo. Aqui está uma bolsa insuflável gigante com a qual você definitivamente poderia viver sem."
Com quase 400 mil curtidas até a publicação dessa matéria, o post gerou muita controvérsia devido ao realismo das imagens. Mas não é verdade. Sssim como as bolsas passeando em Paris, a publicação foi feita com imagens geradas por computador, cuja sigla em inglês é CGI, ou "Computer Graphic Imagery". Tanto que vários internautas escreveram na publicação sobre isso. "A quantidade de pessoas que não perceberam que isto é CGI é profundamente embaraçoso…", disse um. E outro completou: "Não, (…) estão agora no google maps tentando localizá-la, e zangados por não conseguirem!"
O estilista Simon Porte Jacquemus até comentou em um stories recente: "Os comentários estão pegando fogo". A bolsa é do modelo La Bambimou, que tem um aspecto levemente inflado, feita de couro e que aparece em várias cores e tamanhos, dos menores ao médios. Na loja online Farfetch no Brasil, o valor das peças é em torno de R$ 5 mil a mais de R$ 9 mil, dependendendo do modelo.
Carros
A Jacquemus publicou dia 5 de abril um vídeo em suas redes sociais com bolsas gigantes transformadas em ônibus e carros, andando nas ruas de Paris, nas imediações do Boulevard Haussmann, região conhecida por reunir várias marcas famosas. Na publicação, ainda em destaque no Instagram da marca, é possível ver escrito no chão da rua as palavras Bambino e Jacquemus. A Bambino é outro modelo de bolsa da marca, uma das precursoras de bolsas muito pequenas, em que não cabe mais que um celular ou batom dentro.