A grife italiana de luxo Gucci anunciou nesta terça-feira (5) que unificará suas coleções masculinas e femininas a partir do ano que vem na tentativa de simplificar o negócio da moda.
O primeiro desfile combinando moda masculina e feminina acontecerá na nova sede da Gucci em Milão, informou o presidente e diretor-executivo, Marco Bizzarri, em comunicado da empresa.
O comunicado não especifica quando o desfile ocorrerá, mas uma fonte próxima da Gucci disse à Reuters que deverá ser durante a Semana de Moda feminina, a que mais atrai atenção da mídia e da clientela.
A decisão veio à tona em meio a um debate crescente na indústria da moda a respeito da necessidade de se combinar coleções, condensar datas para desfiles e colocar itens à venda logo após as apresentações nas passarelas.
A grife sediada em Florença, que é parte do grupo de artigos de luxo Kering, segue os passos do grupo britânico Burberry, que, em novembro, afirmou que juntará suas coleções em uma única marca.
O diretor de criação da Gucci, Alessandro Michele, que foi promovido ao cargo em janeiro do ano passado, disse ser um passo "natural", mas "não necessariamente um caminho fácil, e certamente apresentará alguns desafios".