O verão se aproxima e os dias quentes já estão aí. Portanto, chegou o momento de deixar as pernas à mostra com saias curtas. Gosta desse tipo de peça? Então, melhor seguir algumas dicas para não escorregar na elegância e beirar a vulgaridade. Aprenda com erros e acertos das famosas:
Esqueça curto, justo e decotado
Foto: @graoficial/Instagram/Reprodução
Seja para short, saia ou vestido, a regra é a mesma: fuja da combinação de curto, justo e decotado. Caso contrário, pode ficar vulgar. Com essa dica preciosa em mente, fica fácil perceber que o look da Gracyanne Barbosa não se aplica ao guarda-roupa de quem vive longe dos holofotes e não tem como trabalho esculpir o corpo. A barriga toda de fora só piora a situação.
Cuidado para não mostrar o bumbum
Foto: Leo Franco/Agnews
Qual é o limite do tamanho da saia? A resposta dessa questão está no seu reflexo no espelho. Vista a peça, sente-se, abaixe-se, caminhe. Mostrou o bumbum ou não foi possível se sentar confortavelmente sem deixar a calcinha à mostra? Então, descarte-a. Veja só a Nicole Bahls, bastou dar uma leve inclinada para o bumbum aparecer. Melhor evitar esse tipo de situação!
Não deixe subir
Foto: @jujusalimeni/Instagram/Reprodução
O problema de usar saia curta muito justa, como a da Juju Salimeni, é ter o inconveniente de ter que ficar puxando a peça para baixo a toda hora. Sim, ela vai subir quando caminhar, se sentar, cruzar as pernas. E o gesto repetido de ajeitá-la é deselegante e mostra que o look definitivamente não está confortável.
Saia justa e curta com blusa soltinha
Foto: Leo Franco e Wesley Costa/Agnews
A saia curta e justa não precisa ser eliminada do seu guarda-roupa, desde que não lhe cause o incômodo de ter que ficar puxando-a para baixo para se ajustar ao corpo. Marina Ruy Barbosa escolheu modelo de tecido encorpado, o couro, que ajuda a evitar o problema. Para completar, parte de cima mais “comportada”, com blusa soltinha e camisa jeans, criando o equilíbrio necessário.
Aposte em saia evasê
Foto: Leo Franco e Marcelo Brammer/Agnews
Para não errar na saia curta, aposte em modelagem em evasê, justa na cintura e que abre no comprimento. Veja como Bruna Marquezine se saiu bem ao usar a clássica combinação de preto e branco, com saia soltinha na parte de baixo e blusa com decote em V, que ajuda a alongar.
Saia jeans com camiseta
Foto: @eunicolebahls/Instagram/Reprodução
Desta vez, Nicole Bahls se saiu bem na escolha. Aderiu a prática e confortável combinação de saia jeans e camiseta. A parte de cima mais fechada criou o equilíbrio necessário para deixar as pernas à mostra.
Saia com blazer
Foto: Leo Franco e Wesley Costa/Agnews
O blazer confere charme e elegância a uma produção com saia curta. Valem blazer preto com saia estampada, como mostra Tainá Müller, blazer estampado com saia lisa, conjunto liso ou estampado de saia e blazer... Basta usar o bom senso para verificar se o resultado está harmônico.
Saia com top cropped
Foto: Felipe Assumpção/Agnews
O top cropped está entre as tendências há algum tempo e cai bem com saia. Mas só vale usá-lo com parte de baixo de cintura alta, o que impede que o umbigo apareça e o look se torne vulgar. Se tiver gordurinhas na região do estômago, melhor esquecer a peça e optar por algo que cubra toda a barriga, combinado? Fiorella Mattheis se saiu bem com a combinação, já que o corpo está em dia.
Saia com moletom
Foto: Raphael Castello/Agnews
O moletom ganhou ar fashion nas últimas estações e compõe looks modernos e despojados. Que tal usá-lo com saia curta? Inspire-se na Sophia Abrahão, que escolheu saia evasê estampada e moletom azul de mangas compridas.
Não descuide das pernas
Foto: Raphael Castello e Paduardo/Agnews
Não adianta saber todas as regras para se sair bem com saia curta se não cuidar bem das pernas. Como ficarão à mostra e em destaque, devem estar depiladas, hidratadas e em forma, como as da Débora Nascimento. Flacidez, varizes e outros probleminhas estéticos não combinam com a ideia. Caso os tenha, melhor cobrir mais as pernocas e valorizar pontos fortes do corpo.