Um dos assuntos fashion mais recentes foi o conjunto nude usado pela presidente Dilma em sua posse, dia 1º. Diferente dos conjuntos de paletó e calça ou saia que a dirigente do País costuma usar, o modelo assinado pela estilista gaúcha Juliana Pereira foi motivo de comentários nas redes sociais, seja pelo corte, pela cor e pelo tecido usado: a renda.
Num primeiro momento, causou estranheza principalmente pela cor clara. É bom lembrar que no discurso da vitória, em novembro, Dilma apareceu com um blazer branco, quando pediu união e prometeu diálogo. Branco é a cor da paz. A escolha do nude e da renda quiseram passar uma imagem mais suave da presidente. Teve efeito.
De acordo com a consultora de moda Márcia Jorge, o modelo não estava tão desastroso, como muitos apontaram. “Talvez um decote que valorizasse seu colo e pescoço, a alongasse mais. A renda passa delicadeza, feminilidade e leveza. O tecido, a cor, o modelo foram estrategicamente escolhidos para a posse de uma governante reeleita por pouquíssima diferença de votos de seu oponente”, afirmou.
Há muito tempo a renda está em alta na moda, assim como o tom nude. Se já habitou o guarda-roupa das mulheres românticas, o tecido agora conquistou todos os estilos. “Em diversos modelos, vai da praia à festa, seja em looks completos, ou aplicações”, explica a consultora. Veja 10 dicas para usar o tecido e como várias celebridades apostam na renda, além de Dilma.
1 - Dependendo da transparência do tecido e se tem brilhos, pode ser over para o ambiente de trabalho.
2 - Toda área coberta por um tecido claro parecerá mais extensa e volumosa, do que uma área coberta por um tecido escuro. É efeito visual. O nude, como o usado pela presidente, é lindo, mas um look completamente no tom incrementa as dimensões de um corpo rechonchudo.
3 - Vestidos tubo, vestidos com saia linha A, as possibilidades são imensas com a renda. Existem as mais estruturadas, as mais leves, com elastano, com brilhos. O importante é gostar do modelo e sentir-se bem e bonita com a peça.
4 - A escolha do modelo e da cor são essenciais para não engordar. Quem quiser parecer mais sequinha deve escolher modelos de rendas mais finas, em tons mais escuros.
5 - Para não exagerar na sensualidade, escolha uma peça que tenha um bom forro que cubra a transparência da renda.
6 - Transparências que mostram demais, em ambientes não descontraídos matam um look.
7 - Sensualizar é uma coisa, vulgarizar é outra! Brincar com a ousadia da transparência da renda é uma coisa, deixar os mamilos saírem entre as tramas do tecido, é outra! Nunca!
8 - A renda mais estruturada é muito poderosa, mas deve ser usada com cautela em regiões em que se deseja disfarçar volumes.
9 - É um tecido que é bonito, principalmente quando de boa qualidade, e pode ser usado por mulheres de todas as idades. Tudo depende da transparência.
10 - Muito cuidado com pulseiras, colares e bolsas com pedras, strass ou brilhantes quando usar uma peça de renda. Engancham e estragam o tecido.
Foto: Willian Augusto /Futura Press
A presidente Dilma vestiu conjunto de saia e blusa de renda nude para a posse. Tecido pode ser usado em várias ocasiões e passa leveza, feminilidade e delicadeza, de acordo com a consultora de moda Marcia Jorge.
Foto: Willian Augusto /Futura Press
Look usado por Dilma na posse para seu segundo mandato foge dos padrões de paletó e saia ou calça que a presidente costuma usar. O tom nude, porém, não favorece mulheres mais rechonchudas.
Foto: Felipe Panfili/Agnews
A renda em tonalidade escura ajuda a enxugar a silhueta, como no modelo usado por Tatá Werneck, que tem detalhes transparentes nas mangas.
Foto: Alex Palarea, Felipe Panfili e Marcello Sá Barretto/Agnews
O modelo no tom berinjela usado por Valesca Popozuda disfarça quadris grandes. O decote colaborou para alongar a silhueta.
Foto: Alex Palarea/Agnews
Os tons mais claros não são indicados para quem é mais rechonchuda, de acordo com a colaboradora Marcia Jorge, pois a área coberta com a tonalidade parece mais extensa e volumosa. Não é o caso da atriz Thaila Ayala, que é magra e alta.
Foto: @thidyalvis/Instagram/Reprodução
Transparências devem ser usadas com moderação e sempre a área for muito grande. O forro é imprescindível, como fez Fernanda Keulla.
Foto: Thiago Duran/Agnews
O detalhe transparente no vestido de Fernanda Souza deixa o look sensual sem cair na vulgaridade.
Foto: Alex Palarea/Agnews
A renda pode ser usada em várias ocasiões, mas dependendo do modelo e do estilo. O tecido com brilhos, como o de Juliana Paes, é mais indicado para festas.
Foto: Marcelo Sá Barreto/Agnews
Preta Gil exagerou ao escolher o macacão de renda preta e com várias áreas transparentes. Era para apresentação de show, mas é um look para não se copiar.
Foto: Thiago Duran/Agnews
Renda, transparência e fenda na cor vermelha só mesmo para quem tem corpo e estilo para segurar o look. Para Thais Fersoza está legal, mas no limite da sensualidade exagerada.
Foto: Léo Franco/Agnews
Os vestidos tipo tubinho, como esse azul de Ana Hickmann, estão entre os modelos apontados pela consultora Marcia Jorge como ideal para serem confeccionados com renda.
Foto: Agnews
A blusa branca de manga comprida usada com camisete por baixo é ótima opção para equilibrar o look com shorts, como fez Bruna Marquezine.