Profundos, comportados, abertos, fechados. Não importa o look, os decotes são fundamentais no acerto ou erro na produção. Mostrar parte do colo, dos ombros ou valorizar os seios não são coisas apenas de tapetes vermelhos, mas fazem parte do dia a dia de qualquer mulher, claro que com moderação. Com as coleções de primavera-verão chegando às araras, veja quais são os modelos mais quentes para a estação.
Em V
Os decotes em V, mais altos ou bem profundos, estão entre os preferidos das marcas. E também estão entre os que mais valorizam a silhueta feminina, porque alongam. Podem ser mais finos ou mais abertos. O cuidado neste caso é com os seios, pois podem ficar sem sustentação ou aparecer mais do que devem no look.
Assimétricos
A assimetria é outro ponto forte para a estação, tanto por meio do corte do decote, quanto nos modelos de um ombro só, com uma das mangas compridas ou não. Nestes casos, as mulheres com seios muito grandes devem ficar atentas, pois o lado que não tem alça pode não apresentar sustentação suficiente. Não é um decote que ajuda a alongar, por isso, as mais baixas ou de tronco curto devem tomar cuidado. Se optar por um vestido assim, o melhor é que seja reto, sem interrupções na cintura, como cintos ou com cores (em cima em um tom, e em baixo, outro). Esses detalhes encurtam mais a região.
Tomara que caia
Imaginar o verão sem decote tomara que caia é impossível. Eles também entram, seja com sustentação, como os meia-taça ou retos. Podem vir com tirinhas para segurar melhor. Aliás, quem tem os seios muito grandes deve pensar duas vezes antes de usar um tomara que caia. Afinal, há tantas outras opções bonitas e elegantes.
Ombro a ombro
Se quiser apostar na sensualidade moderada, a opção são os modelos ombro a ombro, que estão entre as escolhas de várias celebridades em blusas e vestidos, curtos ou longos. Se você tiver ombros largos, porém, é melhor optar por outros, para que a silhueta não fique parecendo triângulo invertido, caso tenha quadris pequenos. Se quiser usar mesmo assim, basta usar mais volumes nesta região, como saias franzidas ou com sobreposição de tecidos. Confira alguns dos modelos em alta.
O decote em V aberto escolhido por Marina Ruy Barbosa está em alta entre as tendências. Como ela não tem seios muito fartos, não há o que temer, mas sempre é bom ficar atenta a movimentos bruscos ou ver se o tecido não desliza muito sobre a pele.
Parece que o decote V profundo veio para ficar. Este modelo usado por Giovanna Ewbank é sensual e ficou bem nela, mas todo cuidado é pouco caso seus seios mereçam sustentação.
Grazi Massafera também apostou no decote profundo com o paletó do smoking fechado apenas na cintura. Essa tendência já vem há algum tempo e vai se manter em alta. Pode apostar nela caso seus seios não sejam caídos. De qualquer forma, um top legal, como os strappy bra (com alças), pode resolver o problema.
Fiorella Mattheis também optou pelo decote sem nada por baixo no terninho avermelhado. De novo, só para as que não têm seios exagerados, nem caídos. E, claro, para as que tenham atitude para ousar.
Esse decote de Bruna Marquezine é indicado apenas para jovens e famosas como ela. No dia a dia pode ser complicado, ok?
Giovanna Ewbank está com vestido para o verão 2016. E a grande sacada é o decote V com o uso do strappy bra, o top com alcinha, que dá mais conforto e segurança à mulher.
O decote do macacão de Isabelle Drummond, feito por ela mesmo, deve se manter em outras temporadas. Na última semana de alta-costura, em julho, eles desfilaram em várias passarelas. Se você tem estrutura emocional e física para ele, ótimo.
Olha ele de novo aí, minha gente. Desta vez com Juliana Paes. Ela é famosa, bonita e pode usar o modelo. E você, encararia esse decotão? Pense bem antes de usar, ok?
Mariana Rios usa o decote em V mais aberto, mas não tão profundo. Boa opção para quem não tem seios muito portentosos.
Esse decote de Isis Valverde é uma variação do quadrado, pois contorna a parte superior dos seios e evidencia o colo, sendo preso por tiras laterais. Para quem quer apostar na sensualidade com classe, está aí uma boa dica.
O vestido de Adriana Esteves traz decote quadrado, com altura boa. Para o verão, os modelos justos, estampados e que valorizem o colo são uma pedida elegante e sensual, na medida certa.
O decote em U, como o de Sabrina Sato é um dos que não saem de moda, mas é preciso critério para usá-lo. A apresentadora apostou no decotado exagerado e apertado demais, deixando os seios a ponto de escaparem.
O decote ombro a ombro é sensual sem cair no exagero. Alessandra Ambrosio mostra como usar o top com elegância. Quem não quiser mostrar demais, deve esquecer a fenda.
Veja como Isabelle Drummond usa o ombro a ombro, com calça, o que traz um ar esportivo com uma pitada sensual ao look. Para copiar.
O look de Fernanda Lima permite que ela deixe os ombros à mostra ou levante as mangas para fechar um pouco mais. Qualquer uma das situações é ideal para dar uma pitadinha de sensualidade à produção.
Com botas e mangas compridas, o decote ombro a ombro escolhido por Mariana Ximenes deixa o look mais leve. Vale apostar na ideia.
A assimetria é uma das tendências em alta para o verão. Isso para não ficar um look monótono, igualzinho dos dois lados. Veja como esse macacão da ex-BBB Fernanda Keulla é elegante com um dos ombros à mostra.
Adriane Galisteu brinca com a assimetria com essa sobreposição, que deixa uma das mangas caídas. O look dela é mais invernal, mas pode ser transportado aos dias mais quentes com uma blusa mais leve na parte de cima e sem botas.
As roupas de festa também entram na onda da assimetria, como este vestido verde de Danielle Winits, com uma das mangas compridas. Os detalhes no decote também dão um charme extra à peça.
Isabeli Fontana arrasa com este vestido verde, que tem laço em apenas um dos ombros. Uma ótima maneira de dar um charme elegante ao look de festa.
O vestido azul de Claudia Raia traz a assimetria nos ombros e o detalhe da manga comprida, mas aberta, deixando parte do braço à vista, dá a impressão de uma roupa que deixa a mulher menos presa a um vestido de festa.
A assimetria também ocorre no corte do decote, como neste vestido usado por Déborah Bloch, que deixa um ombro à mostra, finalizando com gola alta e manguinha curta do outro lado.
Decididamente os ombros são pontos-chave para as roupas sensuais. Este decote de Camila Pitanga é o típico tomara que caia, pois deixa as costas livres. O detalhe que confere elegância é a finalização numa espécie de gargantilha. Chique e eterno.
O decote gota é outra opção para quem gosta de deixar o look levemente sexy, sem passar do limite. Veja como o vestido de Adriana Birolli mostra que o recurso não está restrito apenas às roupas de festa.
O vestido marsala, de mangas compridas e faixa na barra levemente evasê foi a escolha de Fernanda Rodrigues e Fernanda Keulla. O decote gota traz um respiro a um look que poderia ser muito fechado. Ficou ótimo em ambas.
O look de Adriane Galisteu traz um decote gota aberto em cima, o que ajuda a tirar a monotonia do look todo preto.
Para usar um tomara que caia tem de ter sustentação. Esse de Adriana Birolli é bonito, mas se os seios forem grandes, esqueça.
Neste todo bordado usado por Adriana Birolli, há mais sustentação para os seios, mas é sempre bom lembrar que brilho dá a sensação de ampliar com a luz dos flashes.
O vestido de Angélica é um dos queridinhos das celebridades. Além de ser um tomara que caia com sustentação, ajuda a alongar com o caimento do tecido levemente drapeado. Para esta e várias estações.