Com o intuito de dizer “não” ao preconceito, o estilista Ashish Gupta apostou em um elenco composto apenas de modelos negros para apresentar sua coleção primavera-verão 2015 no último dia de desfiles da semana de moda de Londres, realizado nesta terça-feira (16).
Nascido em Delhi, na Índia, o designer foi muito aplaudido pela iniciativa no fim da apresentação e revelou ao Terra que quis transmitir a mensagem de que é necessário abrir mais espaço para a diversidade nas passarelas.
“Não acho que há diversidade suficiente na indústria da moda e acredito que mais pessoas precisam fazer coisas a respeito disso. Pelo fato também de eu não ser um estilista branco, tenho bastante consciência de que não há muita diversidade. Então esta temporada pensei que poderia fazer um manifesto sobre isso”.
Segundo Ashish, ter apenas uma modelo negra na passarela não seria capaz de transmitir uma mensagem completa para chamar a atenção à causa.
“Não acho que é suficiente ter apenas uma modelo negra simbólica no desfile, acredito que é muito legal quando você constrói uma mensagem forte”, acrescentou.
Para a nova coleção, o estilista apostou em um guarda-roupa colorido cheio de brilho e paetês tanto para mulheres quanto para os homens.
“Foi uma coleção de coisas que queria fazer por um longo tempo e, na verdade, nunca tive a oportunidade de fazer. Então pensei que deveria fazer agora, colocar todas as peças juntas e ver o que acontece. Amo glitter, enfeites cintilantes, lantejoulas e brilho. Acho que ficou bonito, pareceu fantástico. Eu amei”, finalizou.
foto: Patrícia Dantas/Especial para Terra
fotos: John Phillips/Getty Images