Londres fecha semana de moda com desfile plus size

Grife Evans colocou na passarela londrina modelos GG com peças que seguem as principais tendências de moda

18 set 2014 - 18h58
(atualizado às 18h58)

O último dia da semana de moda de Londres, realizado em 17 de setembro, foi marcado por uma cena incomum no universo de desfiles: ao invés de tops magérrimas desfilando com peças que pouco convêm à maioria dos mortais, modelos gordinhas monopolizaram a passarela para apresentar coleções de moda plus size criadas com a missão de provar que quem está acima do peso pode encontrar um lugar mundo fashion. A grife Evans abriu espaço para tamanhos GG. E o que é mais interessante: com looks destinados a mulheres que se orgulham das próprias curvas.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

Em vez de modelitos estilo ‘saco de batata’ - feitos com cores, tecidos e cortes discretos, para disfarçar pneuzinhos e fazer a mulher se sentir protegida dos comentários alheios -, a marca apostou em tops que deixam o umbigo de fora e peças glamorosas, com direito a vestidos de festa, tecidos fluidos e muito brilho.

Não é a primeira vez que desfile de moda plus size acontece dentro de uma das principais semanas de moda do mundo. O canadense Mark Fast já mostrou roupas GG no próprio line up Londrino em 2010. A italiana Elena Miro também se apresentou até 2010 na fashion week de Milão.

Entre as tendências apontadas pela Evans, havia opções para todos os perfis de gordinhas: sandálias prateadas, botas peep-toe combinando com calças palazzo (uma releitura estilizada das bocas de sino dos anos 1970); vestidos leves – e com bojo no busto -; cardigãs transparentes que parecem flutuar até o chão; tops metálicos ou com tiras de lantejoulas; saias plissadas e blusas de cetim.

Publicidade

É bem verdade que também ocorreram alguns exageros. Mas, de maneira geral, a coleção da Evans que estará nas vitrines na próxima primavera europeia exaltou o talento de seus seis estilistas, que desenharam os modelos com a colaboração de outros especialistas em moda plus size.  Em uma associação inovadora e mutuamente benéfica, as equipes reformularam os projetos de outras coleções adaptando-os para tamanhos grandes não só com o acréscimo de tecido, mas com cortes e modelagens que caem melhor no corpo das gordinhas, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.

E esses novos ventos do mundo fashion começam a soprar também fora das passarelas. Os projetos das grifes Clements Ribeiro, Vita Gottlieb, Giles Deacon, Hema Kaul, Lulu Liu e Jamie Wei Huang já oferecem uma grande variedade de tecidos e cortes mais apropriados ao universo GG. 

No encerramento da semana de moda em Londres, o magnata Philip Green, dono do grupo Arcadia – cujo império também abarca as marcas Topshop, Dorothy Perkins, Miss Selfridge, Burton, Wallis e BHS -, sinalizou que a Evans (que tem mais de 180 lojas no Reino Unido e na Irlanda), poderá fazer um desfile a cada temporada. "Não se pode ignorar o mercado plus size. Nem ficar na defensiva ou pedir desculpas em relação a isso, porque ele existe e não é diferente do mercado petite ”, concluiu Green ao Daily Mail.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Fotos: Getty Images

Publicidade

Vestidos com estampas chamativas provaram que a moda plus size pode ser colorida e elegante.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Fotos: Getty Images

Tecidos metálicos e tiras de lantejoulas conferiram doses extras de brilho à coleção.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Fotos: Getty Images

Quem disse que gordinhas não podem usar top com barriga de fora? A Evans quebrou mais este tabu.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Publicidade

Fotos: Getty Images

Vestidos de renda e saias plissadas ganharam destaque na passarela como tendência para a próxima primavera no Hemisfério Norte.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Fotos: Getty Images

Tecidos fluidos e transparentes são outra tendência forte para os meses mais quentes do ano

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Roupas de festa também ganharam espaço no desfile em modelos com cortes devidamente adaptados às silhuetas pluz size.

Publicidade
Foto: Getty Images

Fotos: Getty Images

Releitura estilizada das bocas de sino dos anos 1970, as calças palazzo ganharam versões GG nas mais variadas estampas.

Qual modelo você seria? Faça o teste e descubra

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações