Magreza excessiva em desfile da Armani é alvo de críticas

Modelos supermagras na passarela da grife italiana Empório Armani geraram comentários nas redes sociais; relembre outras polêmicas

19 set 2014 - 13h13

Se o último dia dos desfiles de Londres terminou com a grife Evans mostrando modelos plus size na passarela, a apresentação da primavera-verão da Empório Armani na semana de moda de Milão mostrou o oposto. Chamada “@Blue”, a coleção com roupas em vários tons de azul, gerou polêmica nas redes sociais por causa de modelos magérrimas. O jornal britânico Daily Mail repercutiu frases de internautas comentando sobre os corpos esquálidos de algumas modelos.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

“As modelos de Armani são tão dolorosamente magras. Como eles estão deixando isso acontecer?”, tuítou Phoebe Davis.  E Kyle Rankin escreveu: “Eu amo seus projetos, mas, por favor, permita que suas modelos comam; é difícil olhar para seus ossos.”

A polêmica sobre magreza de modelos não é nova e vira-e-mexe volta aos noticiários.Em 2007, o próprio Armani comentou, em matéria publicada pela agência EFE que “as modelos supermagras não podem ser aceitas na moda porque não têm brilho nos olhos". E completou :"Moda tem que ser feita com a cabeça e prevê modelos não particularmente magras nem particularmente gordas".

Em 2006, houve acordo entre as indústrias da moda e as autoridades de Milão, que proibia modelos com índice de massa corpórea (IMC) menor que 18,5 de subir à passarela. Naquele ano, morreu a modelo brasileira Ana Carolina Reston, 21 anos, em decorrência de anorexia. Também em 2006, a uruguaia Luisel Ramos morreu de parada cardíaca logo após desfilar. Com 22 anos, havia passado três meses com uma dieta de fome para perder peso.

Publicidade

De acordo com o jornal Daily Mail em 2012, a Vogue fez um pacto para proteger a saúde das modelos, proibindo meninas com menos de 16 anos ou “que parecem ter um transtorno alimentar” em suas páginas. Contudo, no ano passado, as fotos da modelo russa Anna Selezneva, feitas pelo renomado fotógrafo Patrick Demarchelier para a Vogue daquele país, também foram criticadas. Nas imagens, a top, que está entre as 50 maiores do mundo pelo ranking do site Models.com, aparece magérrima.

Em 2011, foi a vez de Karlie Kloss em ensaio na Vogue Itália, cujas fotos foram até retiradas do site da revista pela diretora Franca Sozzani, que, no entanto, defendeu as imagens feitas por Steven Meisel. "Consideramos que a modelo Karlie Kloss mostra um corpo musculoso e tonificado que nada tem a ver com a anorexia”. A própria modelo comentou o episódio: “No colégio, fazia muitos esportes e balé. Hoje, com tantas viagens a trabalho, fica difícil manter uma rotina de esportes. Então tenho um personal trainer", disse na ocasião. As fotos da modelo foram divulgadas por vários sites e blogs de moda na época com a palavra “thinspiration”, junção das palavras “thin” (magra) e “inspiration” (inspiração), em inglês.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Modelo supermagra desfila para Emporio Armani em coleção toda azul.

Foto: Getty Images

Publicidade

Foto: Getty Images

Ossos à vista das modelos estiveram entre os comentários de internautas.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Modelo no desfile da grife italiana. Em 2007, Giorgio Armani criticou magreza das modelos

Foto: Vogue / Divulgação

Foto: Steven Meisel/Vogue Itália/Reprodução

Em 2011, ensaio feito pelo fotógrafo Steven Meisel mostrou magreza excessiva da top Karlie Kloss.

Publicidade
Foto: Vogue / Divulgação

Foto: Steven Meisel/Vogue Itália/Reprodução

Karlie Kloss no editorial da Vogue Itália de 2011.

Foto: Divulgação

Foto: Patrick Demarchelier/Vogue Rússia/Reprodução

No ano passado, o assunto de magreza excessiva de modelos voltou a gerar polêmica com ensaio da russa Anna Selezneva feita por Patrick Demarchelier para a Vogue Rússia.

Foto: Divulgação

Publicidade

Foto: Patrick Demarchelier/Vogue Rússia/Reprodução

Anna Selezneva está entre as 50 maiores tops do mundo no ranking do site Models.com

Qual modelo você seria? Faça o teste e descubra

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações