A semana de moda masculina de Paris começou nesta quarta-feira (26) com roupas coloridas, estampas e com um quê de feminino e relaxado em algumas, valendo até ternos com Havaianas, como mostrou Valentino. Se o cinza e o azul-marinho mantêm-se fortes para o verão dos homens de 2014, não falta também o estilo descontraído, com estampas e cores quentes.
Muitas marcas não estão fazendo desfiles, mas apresentações pequenas, só no showroom, como a Carven e Balenciaga, entre outros que assim mostraram suas peças para a estação quente do ano que vem. A Balenciaga aposta ternos em tonalidades escuras, com corte reto e sobreposições, com algumas capas e paletós de náilon. Apesar dos tons sóbrios, ainda que um dos paletós vinha com uma sutil mistura de cinza com lilás na parte de baixo.
A Valentino usou jeans leves em azul e preto, ou várias tonalidades de azul na mesma peça, como um efeito quase dégradé. Paletó, calça, parka, jaqueta e blusa estilo t-shirt vinham e jeans com os chinelos Havaianas, que fez parceria com a marca. O masculino da grife italiana também trouxe um quê militar, com estampas camufladas e jaquetas de couro tipo aviador. O estilo relaxado apareceu nas tradicionais estampas francesas toile de jouy (delicadas paisagens campestres). Bege, marrom, verde-militar e bordô coloriram a coleção.
O belga Haider Ackermann apresentou num espaço alternativo no Marais sua coleção com muito tecido brilhante, cores como lilás, bordô, verde e azul, além de texturas e sobreposições, numa mistura de volumes e alturas. Algumas calças com cavalo baixo e muitos bombers (jaqueta estilo anos 80/90). Raf Simons, que assumiu no ano passado o estilo da Dior, apresentou a coleção masculina que leva seu nome com ares feminino. Os macaquinhos, bermudas e shorts lembravam saias e vestidos curtos. Camisetas com estampas divertidas, sobreposições, sapatos coloridos (eles prometem ser tendência) completam a coleção do também belga.
A descontração e as cores marcaram as coleções de John Lawrence Sullivan, que usou material plastificado em muitas peças e apostou nos xadrezes coloridos (azul, vermelho, verde). A Carven também apostou nas cores vivas e também em sóbrias, como bege e marinho, nos casacos mais alongados, em bermudas e em calças mais curtas.
Walter van Beirendonck mostrou no austero prédio do Opera Garnier peças bem descontração, alegres, com desenhos de vasos e cavalo, misturas de cores e patchwork geométrico e jacquard em tons pastel ou mais vivos. Nos pés, muito sapato modelo masculino, mas bem coloridos, por vezes, uma cor em cada pé. Atenção homens: vocês estão preparados para encurtar um pouco as calças? Preparem-se, tanto em ternos, quanto em looks mais esportivos, o comprimento promete.