Com a chegada de mais uma temporada de verão, o mundo da moda está cheio de novas tendências que prometem dominar as areias de todo o Brasil. Seguindo o estilo descontraído da estação, biquínis com modelagens especiais, cores vibrantes e estampas de figuras geométricas e de animais chegaram com tudo nas vitrines.
Por isso, antes de pisar na areia e se refrescar no mar, a dica é optar por peças que têm tudo para garantir o seu sucesso na praia, como o biquíni “ripple” - conhecido pelo formato de coração, que deixa o bumbum mais empinado e visualmente maior - os hot pants - versão dos biquínis que têm um cós mais alto e esconde as gordurinhas - e os eternos maiôs que, agora, estão sendo usados como body.
“Além desses, os modelos tomara-que-caia, cortininhas e de lacinhos também vêm ganhando mais força e ênfase neste verão”, ressalta Camila Diniz, consultora de imagem de São Paulo.
Apesar disso, antes de escolher o seu preferido, é preciso levar em consideração o tipo físico para não perder o estilo. As versões tomara-que-caia, por exemplo, não devem ser usadas por mulheres que tenham muito seio, pois não dão a sustentação necessária para a região. Nestes casos, a alternativa é investir em sutiãs meia-taça estampados e coloridos, que são ideais para quem tem bastante busto.
Já em relação às calcinhas dos biquínis, é fundamental ficar de olho nas cores. “As mulheres que possuem muito quadril devem dar preferência para tons sóbrios, como preto, branco e azul, sem estampas e com a espessura lateral de três centímetros. Quem tem pouco quadril, no entanto, pode usar e abusar das estampas e usar modelos com espessura lateral de cinco centímetros”, indica Bárbara Pedrini, estilista e consultora de imagem de São Paulo.
Garantia de sucesso dentro e fora das praias, as cores predominantes da estação mais quente do ano são o azul, amarelo, laranja, verde, vermelho, preto e branco, bastante presentes em biquínis, saídas de praia e cangas. “Como o verão pede a vibração dos tons quentes, temos visto muito a diversidade dessas cores que se misturam e complementam de maneira harmônica”, explica Camila.
Além disso, estampas e texturas com elementos étnicos (africanos, incas e astecas) e tribais, assim como as com desenhos geométricos, florais, de frutas e animais, ganham ainda mais notoriedade ao lado dos tradicionais babados e franjas e do chamado mix de estampas.
Acessórios
Tão importantes quanto às peças de moda praia, alguns acessórios especiais estão em alta neste verão. “Os max colares e brincos, nas cores verde, azul e coral, e as pulseiras em madeira vêm com tudo”, revela Bárbara.