Riachuelo explica por que peça mais polêmica do uniforme do Brasil na Olimpíada não está à venda

Saia branca midi foi principal alvo de críticas entre internautas que rejeitaram as roupas escolhidas para representar o país nas Olimpíadas

26 jul 2024 - 10h00
(atualizado às 15h18)
Roupas serão usadas na cerimônia de abertura das Olimpíadas
Roupas serão usadas na cerimônia de abertura das Olimpíadas
Foto: Divulgação/COB

O Brasil desfila nesta sexta-feira (26) o uniforme desenvolvido pela Riachuelo para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão em Paris 2024, que começa a partir das 14h. No entanto, o traje entregue pela marca foi alvo de críticas nas redes sociais desde que foi revelado, antes mesmo do lançamento comercial.

Além dos inúmeros memes que rodearam os modelos, personalidades como a cantora Anitta e a medalhista olímpica Márcia Fu se posicionaram sobre o uniforme oficial e deram opiniões negativas para a composição que vai representar o país. "Bem de crente" e "desvalorização" foram alguns dos comentários sobre as roupas.

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Em entrevista ao Terra Você, Cathyelle Schroeder, chefe do marketing da Riachuelo, destaca que todo o processo de desenvolvimento dos uniformes levou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de 500 famílias que participaram da criação, modelagem, corte, costura, bordado e controle de qualidade.

O processo de desenvolvimento das peças que compõem os uniformes de viagem e cerimônia do Brasil foi co-construído com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, de acordo com a empresa, tem como propósito o fomento às raízes brasileiras por meio da moda. 

“As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas e costureiras do Pró-Sertão, são as grandes protagonistas dessa história. Seus trabalhos refletem a tradição e habilidade artesanal do Brasil. Desenvolvido por muitas mãos, o projeto também foi ancorado no próprio propósito das Olimpíadas de Paris – valorizar a sustentabilidade e celebrar a primeira competição com equidade de gênero na história”, diz a representante da marca. 

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Saia polêmica

Foto: Divulgação/Riachuelo

Alvo de grande parte das críticas relacionadas a composição do uniforme de apresentação, a saia branca midi do modelo feminino "sumiu" nas imagens de divulgação da Riachuelo, e não está à venda no site. Em resposta a esse questionamento, a Riachuelo informa que, antes mesmo das críticas, a peça já não fazia parte das roupas que iriam ser vendidas.

“Desde o início a ideia era comercializar apenas as jaquetas, as camisetas nas cores amarela e azul, além dos moletons femininos e masculinos, nas opções adulto e infantil, dos uniformes do Time Brasil.”

No desfile de abertura dos Jogos, as atletas mulheres terão a opção de escolher entre a saia branca ou uma calça da mesma cor, que também não está à venda no e-commerce da marca, mas aparece no banner.

No banner do site da Riachuelo, saias brancas dão lugar a calças
Foto: Reprodução/riachuelo.com.br

Outro ponto que chamou a atenção da reportagem foi o pouco destaque que as roupas ganharam no site e no aplicativo da Richuelo. O banner que apresenta a Riachuelo como "marca de moda oficial do Comitê Olímpico do Brasil" não aparece na primeira página de ambos, apenas após algumas rolagens de tela.

A marca, no entanto, garantiu que a estratégia de venda das peças não sofreu nenhuma mudança em relação ao que já estava previsto. As peças que estarão no desfile partem de R$ 79,90 (Camiseta feminina COB listrada amarela | Time Brasil + Riachuelo) até R$ 599,90 (Jaqueta jeans unissex COB bordada denim escuro | Time Brasil + Riachuelo).

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Destaque sobre as roupas oficiais do Brasil na Olimpíada só aparece após rolar a tela do site da Riachuelo algumas vezes
Foto: Reprodução/riachuelo.com.br

Bordadeiras em Paris

Cathyelle Schroeder está em Paris representando a Riachuelo junto com algumas das bordadeiras que participaram da confecção dos uniformes oficiais. Sobre as críticas, a CMO lamenta que aconteçam em um momento que deveria ser de "união e apoio ao esporte".

“Claro que ninguém fica feliz com as críticas, ainda mais num momento que deve ser de união e apoio ao esporte. Falo também pelas famílias das bordadeiras e de todos os envolvidos. Todo mundo entregou um trabalho com muito amor e verdade."

“Como marca, prezamos pelo diálogo e estamos sempre abertos a ouvir os nossos consumidores para levarmos os aprendizados em nossa bagagem. Temos orgulho de ser uma marca brasileira, feita por e para brasileiros, e, neste momento, estamos direcionando todos os nossos esforços e energia para a torcida pelos atletas que representarão o nosso país e tanto se prepararam para esse momento”, conclui.

Fonte: Redação Terra Você
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