Um dos trajes mais icônicos que Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, vestiu na aclamada série "Sex and The City" foi o vestido com estampa de jornal, uma criação de John Galliano durante sua liderança na Dior.
Este vestido, datado do ano 2000, tornou-se um marco da moda televisiva quando a personagem fashionista perambulou pelas ruas de Nova York em uma cena memorável da terceira temporada, refletindo sobre suas complexas relações amorosas com Mr. Big, papel de Chris Noth.
A peça fez parte da coleção outono/inverno denominada Fly Girl e gerou polêmica ao ser inspirada em um desfile de alta-costura anterior da maison Dior. A estampa utilizada era do International Herald Tribune e incluía críticas escritas por Galliano, o que foi interpretado por muitos como uma referência insensível aos sem-teto, que muitas vezes utilizam jornais para se proteger do frio.
Passados quase vinte e cinco anos, o vestido ressurgiu como um dos itens mais desejados entre os aficionados por moda vintage de luxo, agora estampado pelo fictício The Christian Dior Daily, segundo a Glamour.
Este cobiçado vestido, confeccionado em chiffon de seda e adornado com alças de couro estilo cabresto e fivelas douradas, foi recentemente disponibilizado em leilão. O evento é organizado pela Kerry Taylor Auctions em colaboração com Jackariaeh Francis, conhecido no mundo da moda vintage como @ParisianSweet.
Peças em leilão
Ao todo, 300 peças raras serão leiloadas entre 15 de outubro e 10 de dezembro, incluindo criações exclusivas de grandes nomes da moda como Yves Saint Laurent, Mugler, Versace e Jean Paul Gaultier. Entre os itens destacados estão um vestido espartilho de renda de Vivienne Westwood da coleção outono/inverno 2007 e um vestido coquetel de tule preto da Gucci by Tom Ford, usado por Kate Moss no desfile primavera/verão 2000.
Para os admiradores que sonham em adquirir o emblemático vestido de jornal de Galliano para Dior, a expectativa é que o valor inicial do leilão seja em torno de R$ 150 mil, conforme estimativa divulgada pela casa britânica responsável pela venda.