Se você não consegue há um bom tempo entrar em uma peça de manequim 38, não se preocupe. Existem muitas mulheres ao redor do mundo se vestindo para si mesmas, fazendo movimentos ousados e assumidamente mostrando o que as faz se sentir bonitas.
Marie Southard Ospina, do site Bustle, conversou com 17 blogueiras de moda que vêm fazendo diferença neste cenário, quebrando regras sobre o mundo plus size e criando um estilo único. Confira as dicas destas mulheres.
Callie Thorpe
"Seja criativa com seu guarda-roupa e não se sinta limitada se uma tendência não serve para o seu tamanho. Por exemplo, eu realmente amo a tendência de jeans rasgado, e em um primeiro momento não consegui achar em tamanhos grandes. Decidi fazer eu mesma, usando um par de calças velhas."
Nadia Aboulhosn
"Existem muitos mitos sobre o plus size, e um deles é que as mulheres que usam tamanhoas grandes não devem usar top cropped. Eu acho que as pessoas têm essa ideia de que mulheres maiores são inseguras com seu corpo, porque a sociedade não as aceita. Mas o top cropped não é apenas uma tendência, é algo lisonjeiro."
Bethany Rutter
"Tudo bem se você chamar atenção para você mesma! Como mulheres, e especialmente mulheres gordas, não temos coragem de ousar com a nossa imaginação. Mas é tão divertido e libertador fazer o que você quiser com a sua imagem."
Ragini Nag Rao
"Eu não acho que exista alguma “regra” para a moda plus size que eu não ame quebrar. Todas estas regras são criadas em torno da tentativa de disfarçar para que você não pareça gorda. Ao invés de tentar parecer o menor possível, eu uso as roupas que supostamente são para garotas magras e uma vez acreditei que o meu corpo não era digno de tal elegância."
Marcy Guevara
"Amo usar listras! Cresci sem nenhuma listra à vista. Como uma garota plus size, minha mãe nunca as permitiu. Atreva-se a brincar com as listras e veja o quão divertidas podem ficar com estampas arrojadas."
Marie Denee
"Dentro da moda plus size, estamos em um momento fabuloso de auto-exploração e de quebrar regras e limitações. Ainda estamos aprendendo quais silhuetas se parecem com nosso formato e gostos pessoais. Vejo mulheres rejeitando algumas coisas antes mesmo de tocar nelas. Pense fora da caixa, você pode se surpreender."
Nancy Whittington
"Tente investir em peças que você vai usar de diferentes maneiras, do que naquelas que só funcionam em certa composição. Dessa forma, você não vai ficar preso em uma só coisa e ficar vestindo algo repetidamente. Quando compro algo novo, tento pensar em pelo menos quatro formas diferentes de uso. É divertido misturar pelas diferentes do guarda-roupa, isso torna o look mais criativo."
Stephanie Yeboah
"Uma das 'regras' que tento quebrar com frequência é o mito de que mulheres grandes não devem usar cores claras. Acho que é legal usar diferentes cores ao mesmo tempo, desde que tenham equilíbrio. Divirta-se com as maiores tendências deste ano, como neon, tons pastel e mesmo os metálicos, que vão animá-la e fazer você se destacar."
Georgina Horne
"Gosto de enfatizar minha cintura, por isso muitas vezes adiciono um cinto às minhas roupas. É sempre bom tentar os cintos, pois eles podem transformar a roupa em algo completamente diferente!"
Isha Reid
"Não deixe ninguém dizer que você não pode não deve usar cores claras e estampas ousadas. Você merece ser o melhor que pode ser, e parte disso tem a ver com permitir você mesma a usar qualquer coisa que faça com que você se sinta fabulosa."
Danielle Vanier
"Não deixe que um número escrito na etiqueta mande na sua vida. Com muita frequência, encontro peças fabulosas em um 'tamanho norma', e isso é dois ou três números menores do que eu normalmente compraria. Experimente a moda e seja criativo."
Leyah Shanks
"Eu amo minhas curvas e adoro acentuá-las. Gosto de colocar bastante ênfase na cintura. Passei muito tempo odiando o formato do meu corpo – que desperdício! Você só tem um corpo: abrace isso. Vista-se da forma que quiser e não permita que ninguém diga que você não pode usar algo."
Georgina Grogan
"A minha regra de estilo que adoro quebrar é a que diz que mulheres plus size, especialmente as baixinhas, não devem usar vestidos longos. Que bobeira! Me sinto bonita e feminina quando estou com um vestido logo. Ele esconde tudo o que quero e ainda me traz uma forma incrível."
Charlotte Hatt
"Use roupas que faça você sorrir. Você pode seguir um monde de regras de moda e dicas, que talvez a façam parecer incríveis aos olhos das pessoas, mas se você não se sentir confortável com você mesma, então a negatividade irá transparecer. Apenas seja verdadeira com você mesma."
Hanna Suhonen
Existem muitas regras de moda para mulheres plus size e adoro quebrá-las. Não sei porque elas existem, já que não fazem o menor sentido. Nós simplesmente ficamos incríveis com cores claras e com listras horizontais, assim como as mulheres mais magras. A única regra de moda que eu sigo é vestir o que amo. Quero roupas que me façam feliz.
Tiffany Crawford
"Gosto de descrever minha personalidade fashion como chique, com um pouco de sex appeal, e amo usar vestidos e saias que mostrem minhas curvas, as quais tenho orgulho. Se você acha que ainda é cedo para começar usar roupas mais apertadas, comece devagar, com uma calça jeans skinny, até construir o seu caminho com vestidos e saias."
Mary Demetra
“Seja feliz, seja curvilínea, use listras!”
Yours Truly
"Muitas vezes ficamos envergonhadas por todas as partes do corpo que balançam, especialmente a barriga. Mas desistir de respirar nem sempre vale a pena. É muito importante aprender a encontrar a beleza nas imperfeições. Abrace o seu corpo e vista o que você ama, mesmo que sua barriga pule para fora. Isto é incrivelmente libertador e muito mais confortável."