SPFW: tops falam sobre 'teste do sofá' no mundo fashion

19 mar 2013 - 10h20
(atualizado às 13h33)

Jogo de interesses existe em qualquer profissão, mas nas carreiras artísticas e cobertas por glamour, o vulgo teste do sofá - em que uma pessoa faz algo a outra por interesse profissional - pode ser mais comum. Por isso, o Terra entrevistou as tops que desfilam no SPFW para descobrir como funciona no mundo da moda.

A top Daiane Sodré, 20 anos, já ouviu falar de vários casos em que uma modelo consegue trabalhos em troca de favores a um chefe ou produtor, mas nunca de alguma colega de trabalho próxima. "Tudo que vem fácil, vai fácil", criticou sobre a conduta. Martha Penz, 23 anos, confirmou que a prática acontece: "tem pessoas que tentam conseguir a vida assim".

Publicidade

As entrevistadas se colocaram totalmente contra este tipo de jogo. A modelo Angélica Erthal, 19 anos, foi firme em sua opinião: "quem precisa usar o corpo é porque não tem talento algum, sou mais feliz sabendo que lutei para estar aqui, que tudo o que tenho é digno. Isso de teste do sofá é se prostituir", argumentou.

Carolina Thaler disse que nunca ouviu falar da prática no Brasil e supõe que em outros países aconteça mais. "Talvez lá fora aconteça de a pessoa ser mais legal por interesse em algum trabalho", explicou.  Outro ponto levantado por Viviane Orth é de que os casos são mais frequentes com homens do que com as mulheres.

"Acontece, sim. Não com produtores de desfiles, mas tem fotógrafo que dá em cima de modelos, principalmente lá fora. Aqui eles respeitam mais", comentou Marina Nery. "Cada um consegue espaço de um jeito, uns fazem teste de sofá e outros têm talento", afirmou Amanda Santana. "Tem em todo lugar, vai da cabeça de cada um", acrescentou Amanda França.

SPFW Verão 2014

Publicidade

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 18 e 22 de março, os desfiles serão transmitidos direto da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW.

Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi, além de análises e galeria de fotos de todos os desfiles e tudo sobre backstages, bastidores e celebridades. O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações