Vivem em uma mansão com vários empregados, têm cozinheiros, esteticistas, maquiadores e motorista de plantão para qualquer necessidade. Além disso, passam o dia cuidando da beleza e comendo alface. Para quem tem essa ideia sobre a vida de modelo, pode apagar cada uma das regalias citadas porque a realidade, ao menos para as tops que não são Bündchen, Fontana ou Ambrósio, é bem diferente. O Terra conheceu uma república onde vivem 12 modelos e acompanhou a rotina das beldades.
Sim, elas vivem em uma mansão de 750m², de quatro andares, com piscina e com a segurança de um condomínio de luxo no Morumbi, na zona sul de São Paulo. Mas elas também cozinham a própria comida, arrumam a casa, lavam roupas, fazem compras no supermercado e pegam às vezes mais de dois ônibus para resolver compromissos. Ter uma vida badalada está fora de cogitação e as regras são rígidas: não podem receber visitas de homens, nem chegar depois das 22h, pois são barradas na portaria.
A casa é oferecida pela agência Closer e cada modelo paga cerca de R$ 600 pela hospedagem, valor que pode ser descontado dos trabalhos que realizam. A arrumação e limpeza ficam por conta delas mesmas. “Aqui funciona sujou, limpou. Todo mundo faz tudo, cada uma faz a sua parte Aos sábados a gente geralmente limpa a casa”, contou a modelo Caroline Petkowicz, 20 anos. A comida também é feita de forma independente, “cada uma faz a sua”. “Sei fazer tudo: arroz, feijão, carne”, contou.
Na geladeira da cozinha, cada uma tem a sua própria gaveta, assim como todas as portas dos armários da dispensa são nomeados. O sumiço de comida é uma das maiores polêmicas da mansão. “Sempre some, tem um duende aqui na casa”, brincou a modelo argentina Belen Sandoval, 21 anos.
Pecados da gula
Na lista de supermercado das modelos não entram apenas as folhas, vegetais e carnes magras. Pelo contrário, a modelo Joana Albuquerque, 18 anos, por exemplo, é motivo de brincadeiras na casa por ter uma dieta baseada em farinha láctea e macarrão instântaneo. “Só como comida pronta. Outro dia fui tentar fazer uma carne, mas não ficou boa. Sei cozinhar miojo”, contou ela ao Terra. Shy Aloizi, 18 anos, também gosta de comida fácil de preparar: “Macarrão, carne e molho pronto”, disse.
Brigadeiro de panela é outro prato que não falta na casa. Elas contaram que às vezes chegam a pedir leite condensado emprestado para o vizinho, pois o mercado é longe para ir a pé. Quem gosta bastante de chocolate na casa é Emanuela Viana, 20 anos. “Tenho uma sacolinha na bolsa cheia de chocolate”, contou. Ela ainda costuma guardar doces embaixo do travesseiro. Deise Monfrini, 18 anos, contou que gosta de fazer bolos e pão de queijo. Para acompanhar as refeições, as modelos não dispensam refrigerante, suco de saquinho e água.
“Adoro cozinhar, na minha casa eu sempre cozinhava. O que eu gosto mesmo são as comidas gostosas e calóricas, macarrão alho e óleo e fricassê de frango são os meus preferidos. Mas aqui tento fazer uma dieta mais saudável, faço sopa, bastante, e congelo, aí vou comendo durante o mês”, contou Emily Gislon, 17 anos, conhecida como a intelectual da turma. Grasieli Paglierini, 16 anos, também segue uma dieta mais light. “Invento comidas: peixe com legumes, abobrinha recheada, peixe com chuchu, o que tiver sobrando eu misturo”.
TV, pipoca e chimarrão
As meninas que não são da região sul do País, são da Argentina e Chile. O gosto pelo chimarrão, então, é unânime. “A gente se junta para ver um filme, faz chimarrão e pipoca”, contou Joana. Shy prepara pipoca doce e salgada para a turma toda. A programação é variada: Joana adora séries de TV, como CSI e Game of Thrones; Belen gosta do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e de épicos; e Paola Leganani, 17 anos, acompanha a novela Salve Jorge.
Piscina e malhação
O condomínio tem duas piscinas e uma academia para os moradores. Quando não têm casting e trabalhos, elas costumam passar o tempo nas opções de lazer. “Na piscina, vai uma, vão todas”, comentou Shy. Paola chega até a dormir nas espreguiçadeiras. Todas frequentam a academia, mas quem gosta mesmo de malhar é Grasieli que chega a ir duas vezes fazer ginástica. “Faço bicicleta, esteira e abdominal”, contou. Ela afirmou que às vezes vaia até o mercado só para fazer uma caminhada. Grasieli está na fase dos testes para participar do SPFW.
Tops: o lado B
Da passarela para as rodinhas, Emanuela, ou Manu, como é chamada pelas companheiras, gosta de andar de skate nas horas vagas. Ela não sabe fazer manobras, “sempre me ralo inteira”, mas rema e anda pelas ruas. Nesta sexta-feira, não quis arriscar muito, pois tem um book na próxima semana.
Carol é a estilista da casa. Com linha, tesoura, tintas e tachas ela customiza camisetas, calças, blusas e shorts. “Esse amarelo com vermelho era uma calça branca do meu pai. Tingi com aquela tinta que precisa ferver, cortei, costurei para apertar e coloquei as tachinhas”, relatou. Além de renovar o próprio guarda-roupa, ela também dá um toque especial às roupas das amigas.
Momento nerd
Se tem uma coisa que elas não abrem mão é de usar a internet. Bruna Galdiolo, 18 anos, está sempre com o fone de ouvido e o iPad, além de seu ursinho de pelúcia apelidado Magada. “Eu ganhei de uma amiga. Na época, eu e mais duas amigas estávamos ficando com três bofinhos, eles se chamavam Mário, Danilo e Gabriel. Peguei as sílabas iniciais e dei o nome ao meu ursinho”, contou. “Se deixar eu passo o dia jogando RPG no computador”, contou Joana.
Paola aproveita a web para falar com a irmã em Santa Catarina. Emily está lendo o livro Histórias das Ideias e Movimentos Anarquistas: “estou adorando, tinha curiosidade em saber o que era”, explicou. Belen está lendo Água para Elefantes e Deise acompanha as revistas femininas e de moda.