Um dos mais conhecidos e-commerces do mundo, o eBay lançou em setembro deste ano no Brasil um aplicativo para celulares e tablets em português voltado para o mundo da moda. O “eBay Moda”, que conta com um estande no SPFW, já alcançou mais de 70 mil downloads e permite ao usuário consultar looks e fazer compras com dicas do próprio site.
“(O aplicativo) foi lançado há um mês e temos quase 70 mil downloads. Em vários momentos chegou a ser número 1 na categoria lifestyle e em um dia chegou a ser o aplicativo número 1 do Brasil. Estamos muito contentes e esperamos conseguir divulgar a marca, que é conhecida, mas não tanto como gostaríamos. Temos clientes fiéis e gostaríamos que todos os brasileiros conseguissem comprar no eBay”, disse o responsável.
De acordo com Luís Arjona, chefe de operações da empresa no Brasil, houve um grande estudo antes de implantar o negócio no País. “Pensamos que moda é uma categoria que se presta muito para tecnologia móvel e lançamos um aplicativo específico para tablets e celulares, disponível para Android e iOS. A ideia era combinar essa tecnologia com a moda. Ele permite ter inspiração de blogueiras do mundo inteiro que colocam looks no site. É possível escolher por cor, categoria, etc. Depois de clicar, o próprio site seleciona seu gosto e já sugere outros produtos”, afirmou Arjona.
Segundo o eBay, 13% do mercado de e-commerce no Brasil está na categoria moda e acessórios. Acrescentando maquiagem e perfumaria o número sobe para quase 30%. O aplicativo foi disponibilizado em outros países emergentes, como a Rússia, onde obteve grande êxito. A ideia, segundo Arjona, é manter o mesmo sucesso no Brasil.
Arjona citou ainda que o perfil do eBay mudou nos últimos anos. Atualmente, 70% das vendas do site são objetos novos e não mais usados como antigamente. “A concepção que as pessoas tinham em relação ao eBay é que eram coisas usadas e leilões, mas há alguns anos estamos mudamos aos poucos. A categoria leilões é uma fatia que tem vantagem, mas a tendência é aumentar ainda mais os produtos novos”, afirmou.
Terra transmite desfiles do SPFW
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de inverno 2014 do São Paulo Fashion Week, entre 28 de outubro e 1º de novembro. As transmissões acontecem em parceria com o FFW, do Grupo Luminosidade e responsável pelos principais eventos de moda do Brasil.