Carioca Patricia Viera transforma couro com laser e cristais

A estilista carioca fez um desfile-aula, com modelos como se fossem manequins

6 nov 2014 - 12h12
(atualizado às 12h23)
Foto: Ricardo Matsukawa / FramePhoto

A estilista carioca Patricia Viera fez um desfile-aula na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo, como parte da 38a edição do SPFW. Ao lado de Felipe Veloso, styling e que a ajuda no desenvolvimento de coleções, Patricia expôs as peças em manequins, nos porões da escola.  Quatro modelos com perucas loiras entravam para exibir 12 looks. Paravam ao lado da criadora, que explicava cada técnica empregada.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

A coleção tem como inspiração a arquitetura orgânica e escandinava, mas o que mais chama a atenção é a forma como o couro é trabalhado, transformando-se em texturas não usuais ao produto. "Para mim ir a um curtume é como ir à Disneylandia", disse a estilista.

Foto: Ricardo Matsukawa / FramePhoto

Entre os trabalhados empregados, estão os cortes a laser, o tressê com fios de couro de 3 milímetros e a peça com aplicação de 600 metros de rolotês finíssimos de couro em desenhos orgânicos, num conjunto de saia evasê e  jaqueta preta, que de longe parece jacquard. "Quando fui à fábrica, a máquina para fazer os rolotês (tiras do material costurado do avesso e virado no direito) ainda estava em teste. "Mas eu queria o produto e consegui que eles fizessem", contou a obstinada Patricia.

Foto: Ricardo Matsukawa / FramePhoto

Tão obstinada, que trabalha com lasers abertos, o que pode rasgar o couro, e com aplicações de pedras sobre várias peças. O conjunto com estampa floral  de saia e jaqueta tem pelo menos 10 mil pedrinhas de cristais coladas à mão, num trabalho que demora cerca de uma semana para ser feito. O conjunto roxo com saia franzida e jaqueta, além de vazados também tem pedras pretas aplicadas, resultando num look extremamente chique.  "Na primeira peça, as pedras são aplicadas manualmente, mas depois torna-se um processo industrial", explicou Patricia.

A coleção de Patricia para o inverno traz shapes retos, com leves evasês para dar movimento. A variação de looks passa ainda por peças envernizadas, vazados que lembram cadeiras de palha e tingimento com aspecto de tie-dye, numa variação de texturas, cores e efeitos que não parece couro, podendo ser confundido com outros tecidos menos trabalhosos. 

Publicidade

 

SPFW Inverno 2015 

A edição de inverno 2015 do SPFW terá ao todo 38 desfiles, incluindo a estreia de algumas marcas mineiras e uma carioca, já que o Fashion Rio pulou a estação e volta apenas para as coleções de verão.

Prestes a completar 20 anos em 2015, o evento conta com a presença da übermodel Gisele Bündchen, que desfilou para a Colcci na terça-feira (4); e das estilistas internacionais Donatella Versace e Stella McCartney, que vieram ao Brasil especialmente para lançar suas coleções com fast shops brasileiras.

O Terra transmite, mais uma vez ao vivo e com exclusividade na web, todos os desfiles do São Paulo Fashion Week realizados no Parque Cândido Portinari, entre os dias 3 e 7 de novembro. Com a parceria entre Terra e Fashion Forward (FFW), do Grupo Luminosidade, os internautas já puderam acompanhar quatro edições do SPFW e do Fashion Rio, os maiores eventos de moda do País.

Publicidade

SPFW Inverno 2015: veja looks dos desfiles em zoom

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se