Tufi Duek levou para a passarela de inverno do São Paulo Fashion Week o terror em uma nova estrutura. Isso porque sua linha, apresentada nesta segunda-feira (29), foi totalmente inspirada no filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock. Uma borboleta "se convidou" para fazer parte da cenografia e voou no espaço enquanto a apresentação acontecia.
Veja os melhores momentos do SPFW
Com sala lotada e quase uma hora de atraso, sob os olhos de Ellen Jabour e ao som de uma trilha calma e de suspense, as modelos desfilaram uma linha rica em detalhes. A top Isabeli Fontana foi a estrela da vez, abrindo a apresentação com uma saia lápis, um bustiê com colo de tela e longas sandálias de cano alta na parte de trás e amarrações na parte frontal, a mesma desfilada por todas as outras modelos, algumas vezes com cano mais baixo.
A mulher apareceu em um formato sexy, tomara-que-caia (decote que dominou a linha) evocando a imagem der Tippi Hedren, a protagonista do filme. Mas do longa realmente pudemos ver uma cartela de cores escura, com verde, roxo e vermelho, além do preto , que foi trabalhado em diversos materiais, criando novas texturas.
De sua inspiração, Eduardo Pombal aproveitou para fazer uma brincadeira com luzes e sombras, materiais e texturas, formas e cores. A alfaiataria se destacou na apresentação da grife, principalmente em blazers de cintura marcada e abotoamentos duplos. As calças apareceram com shape ajustado, mas com barra volumosa e assimétrica. A assimetria, aliás, apareceu constantemente entre as modelos.
Decotes profundos e em V dividiram espaço com os decotes nas costas ou nas laterais, até mesmo em vestidos de gola alta, mas sem mangas. O brilho ficou por conta de paetês aplicados de formas discretas e em tecidos tecnológicos, com brilho como o lurex.
O couro e a malha formaram peças completas e a renda aberta foi responsável pela transparência no seio, nos braços, colo ou formando saias compridas, com forro curtíssimos. O corte reto e a silhueta alongada ganharam detalhes como a assimetria de algumas pences e a simetria total de babados discretos ou o famoso peplum.
Os looks foram arrematados com luvas de couro preto e franjas pretas - seja a modelo loira ou morena -, completada com coques soltos. A beleza, que foi assinada por Daniel Hernandez, contou com mãe discreta e destaque para as sobrancelhas reforçadas em maquiagem escura.
O sutiã ficou em a mostra em algumas combinações de recorte quadrado e o bustie, no mesmo formato desfilado por Isabeli, surgiram de forma estruturada e com leve volume de dobras. O verniz, que parece ser apontado como aposta para a estação, também deu o ar da graça em peças completas ou em meias combinações. Nas estampas, destaque para os pássaros e para o pied poule e, no arremate, plumas, que ora apareceram em detalhes, ora em saias inteiras.
SPFW Inverno 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de inverno 2013 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 29 e 31, os desfiles serão transmitidos direto do Parque Villa-Lobos na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW, em um total de cerca de 3 horas durante o evento. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá reportagens especiais em vídeo com Isabel Wilker e os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e das jornalistas de moda Iesa Rodrigues, Rosângela Espinossi e Tatiana Sisti.
O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 19 desfiles em uma edição extra, a terceira de 2012, responsável por finalizar a transição para o novo calendário da moda brasileira. A partir de 2013, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno em outubro. Pulam esta edição as grifes Amapô, André Lima, Iódice, Juliana Jabour, Jefferson Kulig, Cavalera e Animale. Retorna ao evento Maria Garcia, segunda marca da estilista Clô Orozco, da Huis Clos, grife que não se apresenta desta vez.