Em dia de poucas personalidades nos corredores e salas de desfiles do SPFW, a presença da ministra da cultura, Marta Suplicy, agitou o evento na noite desta quinta-feira (06). Solícita, ela atendeu a todos e respondeu questões sobre os mais diversos assuntos.
Dos incentivos do governo para a moda até a criminalização da homofobia, ela falou também sobre sua top preferida.
Marta, que cita Valentino como seu grande ícone, acredita que a mulher mais bem vestida da atualidade é Gisele Bündchen. “Gisele é quem melhor sintetiza a mulher contemporânea. Está sempre bem vestida desde para o lazer doméstico como para grandes festividades”, opinou.
Segundo ela, o principal incentivo feito para a moda no primeiro mandato da presidenta Dilma foi a inclusão na Lei Rouanet. "Inclusive para beneficiar os estilistas que exportam, mas reclamam da falta de competitividade”, disse. São quatro os eixos nos quais projetos de moda podem se encaixar: internacionalização, tradição brasileira, preservação de acervo e formação/capacitação de estilista.
Para quem está começando no universo fashion, o Ministério da Cultura criou a Rede de Incubadoras Brasil Criativo. “Até 2015 serão 18 unidades espalhadas pelo País”, comenta a ministra. As incubadoras ajudam o novo empresário a entrar no mercado, oferecendo crédito, consultoria de gestão e ensinando como trabalhar o marketing.
Como ministra da cultura, Marta ainda inclui a moda no programa Conexão Cultura Brasil, que dá bolsas de estudos para brasileiros fora do país, em cidades como Milão e Bolonha. “Não são apenas os jovens os contemplados. Se alguém mais velho se inscrever e for decidido que é um talento que vale a pena investir, ele ganha a bolsa”, explica.
Prestes a sair do Ministério com o segundo mandato da presidenta Dilma Roussef, Marta não sabe quem a substituirá, mas já sabe muito bem o que irá fazer a partir de 2015. “Sou senadora licenciada do Estado de São Paulo, então vou voltar para o Senado animada e pronta para agir com independência”, garante.
A bandeira que Marta levantará como senadora será a de “salvaguarda das liberdades todas”. Com um olhar especial para a criminalização da homofobia. “A situação da luta contra a homofobia é deteriorante, principalmente agora com um grande número de bancadas contrárias. Será uma batalha árdua, mas contaremos com o apoio da presidenta que se comprometeu com a causa”, destaca.
Fotos: Wesley Costa/AgNews
SPFW Inverno 2015
A edição de inverno 2015 do SPFW terá ao todo 38 desfiles, incluindo a estreia de algumas marcas mineiras e uma carioca, já que o Fashion Rio pulou a estação e volta apenas para as coleções de verão.
Prestes a completar 20 anos em 2015, o evento conta com a presença da übermodel Gisele Bündchen, que desfilou para a Colcci na terça-feira (4); e das estilistas internacionais Donatella Versace e Stella McCartney, que vieram ao Brasil especialmente para lançar suas coleções com fast shops brasileiras.
O Terra transmite, mais uma vez ao vivo e com exclusividade na web, todos os desfiles do São Paulo Fashion Week realizados no Parque Cândido Portinari, entre os dias 3 e 7 de novembro. Com a parceria entre Terra e Fashion Forward (FFW), do Grupo Luminosidade, os internautas já puderam acompanhar quatro edições do SPFW e do Fashion Rio, os maiores eventos de moda do País.
SPFW Inverno 2015: veja looks dos desfiles em zoom
SPFW Inverno 2015 - Vc Usaria?